Toda a bancada de oposição na Câmara Municipal foi reeleita. Foto: Divulgação.

Os vereadores de Fortaleza retornam às atividades legislativas nesta quarta-feira (18), após o período de eleições que resultou na derrota de 21 dos atuais 43 parlamentares que compõem a Câmara Municipal. A sessão ordinária deve ser marcada pela euforia daqueles que conseguiram reeleição e a tristeza dos colegas que não renovaram seus mandatos por mais quatro anos.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pelo menos 21 vereadores não conseguiram reeleição no pleito de domingo passado, o que representa uma renovação de quase 56% da atual composição da Casa. Nove parlamentares da maior bancada da Casa, o PDT, por exemplo, não obtiveram êxito nas urnas.

O líder do Governo do prefeito Roberto Cláudio na Casa, Esio Feitosa (PSB), foi um dos parlamentares que não conseguiram reeleição, o que chamou a atenção de seus pares, visto que o parlamentar é um dos mais atuantes no Parlamento da Capital cearense. Dos 21 não reeleitos, 20 são membros da base governista. Odécio Carneiro (SD), por outro lado, tinha comportamento de independência.

Por outro lado, todos os membros da bancada oposicionista na Câmara Municipal conseguiram reeleição. Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Ronivaldo Maia, ambos do Partido dos Trabalhadores, renovaram seus mandatos para mais quatro anos. Sargento Reginauro, Julierme Sena e Márcio Martins, do PROS; e Priscila Costa também obtiveram sucesso nas urnas.

Alguns projetos estão na pauta de votação desta quarta-feira (18), inclusive, dois do prefeito Roberto Cláudio, um para as comissões e outro em segunda discussão. No entanto, os vereadores darão menos atenção para as propostas e devem focar suas falas e conversas nos corredores da Casa, no pós-eleição, sobre os números finais da votação que resultaram em sucesso e insucessos para os candidatos.

O segundo turno da campanha eleitoral, com as discussões entre os candidatos Sarto (PDT) e Capitão Wagner (PROS), também deve nortear os assuntos do dia. Depois de receber, oficialmente, apoio do PT, o postulante pedetista realizará encontro, nesta quarta-feira, quando será oficializada parceria do PCdoB nesta nova etapa da campanha.