Amanhã, sexta-feira (13), as autoridades participarão de cinco painéis na sede do Tribunal, em Brasília, e, no dia seguinte, em Goiânia/GO, serão realizadas outras três palestras técnicas. Foto: Ascom/TSE.

Autoridades da Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana e do Parlamento do Mercosul acompanharão as Eleições Municipais deste ano como convidados especiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vinda de estrangeiros ao Brasil faz parte do calendário de eventos internacionais da Corte Eleitoral, com o objetivo de aprimorar a transparência e a eficiência do sistema eleitoral brasileiro.

Integram a comitiva internacional o embaixador Daniel Scioli, ex-vice-presidente da Argentina (2003-2007); o secretário do Conselho Diretivo do Serviço Eleitoral do Chile, Alvaro Mario Castañon; a delegada Departamental da Registraduria Nacional do Estado Civil da Colômbia, Dayra Ibarguen Hurtado, e o diretor do Censo Eleitoral do mesmo órgão, Jose Antonio Parra; o juiz do Tribunal Superior Eleitoral da República Dominicana Santiago Salvador Sosa; e o diretor-executivo do Parlamento do Mercosul, Alexandre Andreatta.

Amanhã, sexta-feira (13), as autoridades participarão de cinco painéis na sede do Tribunal, em Brasília, e, no dia seguinte, em Goiânia/GO, serão realizadas outras três palestras técnicas.

No próximo domingo (15), primeiro turno das Eleições 2020, pela manhã, as autoridades estrangeiras estarão em seções eleitorais de Goiás e acompanharão a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas. Na parte da tarde, conhecerão o projeto ”Eleições do Futuro” e acompanharão o encerramento da votação em Valparaíso/GO. Já em Brasília, os convidados testemunharão a totalização dos votos, na sede do TSE.

Desafios das Eleições 2020

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, falará aos convidados internacionais sobre o tema ”Perspectivas e Desafios nas Eleições Municipais de 2020”, às 14h desta sexta-feira (13). Ao seu lado, estarão o vice-presidente, ministro Edson Fachin, o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho e a secretária-geral do TSE, Aline Osorio. Especialista em Direito Eleitoral, a ex-ministra da Corte Eleitoral Luciana Lóssio completará a mesa.

A série de palestras técnicas tem início nesta sexta-feira (13), às 10h, sobre ”Eleições Municipais de 2020: contexto e dados gerais”. Os três expositores são do TSE: Aline Osório, secretária-geral; Ana Cláudia Braga, secretária de Gestão de Pessoas; e Bruno Cezar, secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental.

Diante do contexto de notícias falsas alcançando os mais variados setores da sociedade em diversos países, os participantes estrangeiros terão a oportunidade de conhecer como a Justiça Eleitoral brasileira combate a desinformação, a partir dos depoimentos do ministro Carlos Horbach, da chefe da Assessoria de Comunicação do TSE, Mariana Oliveira, e do consultor do Tribunal Thiago Rondon.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (13/11): 
Local: Auditório 1 e Foyer do edifício-sede do TSE, Brasília

10h – Mesa 1: Eleições Municipais de 2020: contexto e dados gerais
– Aline Osório – secretária-geral do TSE
– Ana Cláudia Braga Mendonça – secretária de Gestão de Pessoas do TSE
– Bruno Cezar Andrade de Souza – secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE

10h45 – Mesa 2: Combate à desinformação e notícias falsas
– Carlos Horbach – ministro do TSE
– Mariana Oliveira – assessora de Comunicação do TSE
– Thiago Rondon – consultor do TSE

14h – Sessão Especial: Eleições Municipais de 2020: perspectivas e desafios
– Luís Roberto Barroso – presidente do TSE
– Edson Fachin – vice-presidente do TSE
– Tarcísio Vieira – ministro do TSE e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE
– Luciana Lóssio – advogada e ex-ministra do TSE
– Aline Osório – secretária-geral do TSE

16h – Mesa 3: Uso da tecnologia nos processos eleitorais
– Sandro Nunes Vieira – juiz auxiliar da Presidência do TSE
– Giuseppe Dutra Janino – secretário de Tecnologia da Informação do TSE
– Grace Porto dos Santos Veras – coordenadora de Gestão de Tecnologia da Informação do TSE

17h15 – Mesa 4: Eleições e inclusão social – a experiência brasileira
– Sérgio Banhos – ministro do TSE
– Roberta Gresta – assessora da Presidência do TSE
– André Ricardo Neto Nascimento – assessor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE

18h – Visita às exposições “A construção da voz feminina na cidadania” e “Diplomação na República Brasileira” e ao Museu do TSE, onde acontece a mostra “Eleições no Brasil – a conquista da transparência e da legitimidade”.

Sábado (14/11)
Local: Salão de reunião do Hotel Mercure Goiânia

15h – Boas-vindas aos convidados internacionais
– Desembargador Leandro Crispim – presidente do Tribunal Regional de Goiás

15h15 – Características operacionais das Eleições Municipais 2020
– Wilson Gamboge, diretor-geral do TRE-GO

16h15 – Segurança do sistema eletrônico de votação
– Frank Wendell Ribeiro – secretário de Tecnologia da Informação do TRE-GO
– Cleyton Luiz de Melo Eufrásio – chefe da Seção de Suporte ao Voto Informatizado do TRE-GO

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral