O equipamento tem capacidade para 230 leitos. Foto: ASCOM/SESA.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, em transmissão ao vivo nas redes sociais, esta quinta-feira (26), que o Governo do Estado adquiriu, de forma definitiva da iniciativa privada, o Hospital Leonardo da Vinci, localizado na Aldeota, que vem sendo utilizado no atendimento aos pacientes acometidos da Covid-19.

Ao lado do prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PDT), e do secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, Camilo afirmou que mais de 2.800 pessoas já foram atendidas no local, que agora passará a integrar oficialmente o sistema público de saúde do Estado.

“Era um hospital privado, que estava parado, fechado. Naquele momento, o Estado requisitou, fez um contrato com o dono do hospital e passou a atender pacientes exclusivamente de Covid vindos de todo o estado do Ceará. No pico da pandemia, o hospital chegou a ter 150 leitos de UTI exclusivamente para atender pacientes com Covid”, lembrou Camilo.

Nos últimos 45 dias, devido à redução da demanda por Covid, o hospital passou também a realizar cirurgias eletivas. Segundo o governador, 680 cirurgias já foram feitas no local, que tem capacidade para 230 leitos e ajudará na meta do governo de zerar a fila de cirurgias eletivas em todo o Ceará nos próximos seis meses.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou a importância do estabelecimento para a saúde pública da Capital e de todo o Estado, lembrando que mais de 80% da população cearense é usuária exclusivamente do Sistema Único de Saúde – SUS.

Também presente na transmissão, o secretário Dr. Cabeto lembrou que os investimentos para o combate à Covid-19 vêm todos sendo aproveitados para a população, seja com as UTIs novas no Interior, como agora com a aquisição do Hospital Leonardo da Vinci. O secretário lembrou ainda que o Governo do Estado vem investindo em formação de profissionais, visando a melhoria dos serviços, já tendo solicitado a criação de mais 500 vagas de residência médica.