Wagner esteve em algumas feiras de Fortaleza, enquanto Sarto focou em atividades internas. Fotos: Divulgação.

Os eleitores de Fortaleza decidirão, neste domingo (29), quem será o prefeito de Fortaleza pelos próximos quatro anos. Em uma eleição atípica, Capitão Wagner (PROS) e Sarto (PDT) reduziram drasticamente as atividades de rua neste segundo turno, o que pode ser sentido nas principais regiões da cidade.

Diferentemente de pleitos passados, em que os postulantes intensificavam as caminhadas, carreatas e atos públicos em diversos pontos, nas eleições de 2020, devido principalmente à pandemia do novo coronavírus, e após resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TER), proibindo atividades que gerem aglomeração, Capitão Wagner e Sarto decidiram evitar este tipo de campanha, priorizando atos através das redes sociais.

Isso pode ser refletido nos gastos expressivos dos dois candidatos no impulsionamento de conteúdo divulgados na Internet, onde Sarto já gastou mais de R$ 1,1 milhão neste tipo de propaganda, e Capitão Wagner (PROS) chega a R$ 780 mil. Neste segundo turno, também houve uma maior demanda dos candidatos em programas de televisão e debates, o que fez com que eles alterassem suas agendas.

Candidato governista, o pedetista Sarto foi o que mais reduziu as atividades de rua, concentrando agenda em atos internos. Somente na primeira semana ele teve que participar de diversos eventos de declaração de apoio de candidatos derrotados na disputa do primeiro turno da campanha.

Desde a semana passada, quando iniciou o segundo turno da disputa eleitoral em Fortaleza, as principais atividades de campanha de Sarto foram: a visita a obras do Metrofor ao lado do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana. Ele também esteve no Lago Jacarey, visitou equipamentos de saúde, participou de “bicicleata” na Av. Padre Antônio Tomás e se reuniu com sindicalistas.

No entanto, foco maior das atividades de Sarto foi mesmo a gravação da propaganda eleitoral, entrevistas e participação em debates. Neste segundo turno da campanha ele confirmou presença em dois desses tipos de programa.

Capitão Wagner, por sua vez, ainda que de forma restrita, realizou mais atividades de rua do que seu adversário. No segundo turno da campanha, o republicano priorizou principalmente o Centro da cidade e bairros periféricos de Fortaleza.

O postulante acredita que, ao se deslocar até o Centro da Capital, encontrará pessoas de todos os cantos da cidade. Foi neste bairro em que ele apresentou uma carta de compromissos com o Município. Na quinta-feira (26), Wagner visitou o polo de confecção da rua José Avelino e se comprometeu em “estabelecer regras de funcionamento das feiras livres em Fortaleza”.

Disputas eleitorais

Wagner também realizou incursões pelos bairros: Messejana, Quintino Cunha, Vila Velha, Parque Araxá e Parangaba. No entanto, assim como Sarto, boa parte de sua agenda se concentrou em entrevistas, participação em debates políticos e gravação de propaganda eleitoral para rádio e televisão.

O candidato vencedor está proibido de realizar a tão criticada “carreata da vitória”, que consiste em aglutinar o maior número de veículos possível e percorrer toda a cidade, com buzinaços e carros de som. Talvez a medida adotada pelo Tribunal Regional Eleitoral passe a fazer parte, a partir de agora, do cotidiano das futuras disputas eleitorais, com menos poluição sonora, menos aglomeração e mais inserções no rádio, televisão e redes sociais.