Ministra do TCU, Ana Arraes. Foto: Secom/TCU.

Os ministros do Tribunal de Contas da União – TCU elegerão os próximos presidente e vice da Corte na sessão plenária desta quarta-feira (02/12). A ministra Ana Arraes – Ana Lucia Arraes de Alencar – deverá ser conduzida à presidência, enquanto o cargo de vice-presidente será exercido pelo ministro Bruno Dantas, que também assumirá a Corregedoria.

A lista de sucessão prevê que o presidente eleito seja o mais antigo da Corte, que ainda não tenha assumido o posto. O TCU é formado por nove ministros e quatro ministros-substitutos. Para a eleição, o quórum mínimo necessário é de cinco ministros. A duração do mandato é de um ano, sendo prevista a chance de reeleição para mais um ano.

A ministra Ana Arraes teve seu nome envolvido numa fake news na campanha eleitoral deste segundo turno em Recife. Foi necessário ela publicar uma Nota de esclarecimento à imprensa:

Nota da ministra Ana Arraes

Tem circulado pelas redes sociais vídeo que tenta levar as pessoas a acreditarem que a ministra Ana Arraes teria sido agredida por um de seus netos. A gravação, de poucos segundos, está fora de contexto e foi retirada de uma entrevista de quase 15 minutos dada pela ministra no ano passado. Sobre isso, a ministra Ana Arraes declara:

“Na condição de ministra do Tribunal de Contas da União, sou impedida pela legislação de assumir posições políticas ou pessoais no processo eleitoral, no Recife ou em qualquer outro lugar. E não admito a utilização de meu nome, sobretudo em peças com viés claro de fake news, tentando prejudicar alguém da minha família. Nunca fui agredida por nem um dos meus netos, com os quais tenho uma relação de amor profundo e carinho.”

Fonte: site do TCU.