Deputado Acrísio Sena (PT) realiza pronunciamento para apenas 3 deputados presentes. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto Nogueira (PDT), não vê prejuízo aos trabalhos da Casa devido à campanha eleitoral para as eleições municipais de novembro. Mesmo diante do esvaziamento crescente do plenário nas últimas quintas-feiras (data das sessões semanais na AL), Sarto destaca que os parlamentares têm comparecido, presencial ou remotamente.

“Os deputados têm estado presente na plataforma virtual, nas reuniões das comissões também, desde que nós retomamos nesse modelo misto. Não há nenhum prejuízo, eles (deputados) têm tido a presença nessas discussões das comissões permanentes da Casa e nas sessões ordinárias”, afirmou.

Sarto esteve rapidamente na presidência da sessão deliberativa desta quinta-feira (01). Foto: ALECE.

Na sessão desta quinta-feira (01), cerca de 20 deputados registraram a presença no plenário, com 8 tendo participado em algum momento de forma remota. Presencialmente, porém, poucos parlamentares permaneceram muito tempo no plenário, inclusive no momento da votação da pauta do dia.

Calendário da Casa

Sarto, que é candidato a prefeito de Fortaleza pelo PDT, afirmou que a Casa deverá permanecer com sessões uma vez por semana, com exceção dos 15 dias que antecederem o pleito de 15 de novembro.

“O calendário tem, historicamente, obedecido mais ou menos uma conduta, que são as sessões deliberativas às quintas. Usualmente, nas duas semanas que antecipam o pleito, só há sessão se houver alguma matéria que tenha prazo para ser cumprido, por exemplo, de algum empréstimo ou alguma matéria de cunho emergencial”, explicou.

Licença

A Assembleia aprovou o pedido de licença por 45 dias da deputada Patrícia Aguiar (PSD).

A parlamentar estará ausente da Casa para ‘tratar assuntos particulares’. Patrícia é ex-prefeita da cidade de Tauá e tenta voltar ao cargo. Por se tratar de uma licença curta, 45 dias, não ensejará convocação de suplente para assumir a vaga.

Além de Patrícia, dois outros deputados estaduais estão de licença para cuidar de suas candidaturas, Vitor Valim (PROS) em Caucaia e Júlio César Filho (Cidadania) em Maracanaú. Outros parlamentares candidatos, como o presidente José Sarto (PDT), optaram por não se licenciarem, mesmo estando em campanha eleitoral.