O candidato do PDT citou os dois adversários em seu programa eleitoral nesta sexta-feira (30). Foto: Reprodução/Propaganda Eleitoral.

A Segurança Pública foi o destaque das propagandas eleitorais, na tarde desta sexta-feira (30), dos candidatos a prefeito de Fortaleza mais bem avaliados nas pesquisas eleitorais. Durante o programa, candidato Sarto (PDT) partiu para o ataque contra Capitão Wagner (PROS) e Luizianne Lins (PT). Segundo o pedetista, o republicano está envolvido em motins, enquanto que a petista não teve boa avaliação de sua gestão como prefeita.

Em sua propaganda, Wagner voltou a destacar suas propostas para a área de Segurança Pública, baseado nas experiências de outras cidades do mundo, como Medellín, na Colômbia. Dentre as propostas, ele citou o aumento no número de escolas em tempo integral, reestruturar o fundo municipal do esporte e criar o programa Guarda na Praça.

Sarto, por sua vez, destacou que a Prefeitura de Fortaleza tem somado forças com o Governo do Estado, investindo em vigilância nos bairros, além de tecnologia de prevenção. Dentre as propostas do pedetista estão: o policiamento inteligente e de prevenção, com mais 15 torres de segurança; criação da central de monitoramento com foco no transporte público; além de iluminação das paradas de ônibus, com wi-fi e câmeras de segurança no local.

O postulante também prometeu criar o Aluguel Social Maria da Penha, com foco em mulheres que sofreram violência. O projeto tem como objetivo proteger as vítimas e seus filhos. “Eu, Sarto e Camilo temos o mesmo projeto para fazer Fortaleza avançar”, disse o prefeito Roberto Cláudio em mais uma participação no programa de Sarto.

Sarto afirmou que é preciso recuperar o emprego e renda da população, bem como garantir uma vacina contra a Covid-19 e reabertura segura das escolas. “Não é hora de dividir. É hora de somar forças. Agora, repare. De um lado, tem um capitão da PM que entrou e se mantém na política com um discurso violento. Um homem envolvido com motins, que acha que a repressão policial é solução pra tudo e que está sempre contra o governador Camilo”, disse.

Sobre a candidata Luizianne Lins, o pedetista apontou que ela não teve boa avaliação no fim de sua gestões como prefeita, no fim de 2012. “Do outro lado, uma ex-prefeita, uma mulher popular, mas que como gestora, teve baixos índices de avaliação. Não sou salvador da pátria. O que tenho a oferecer é experiência e sensibilidade com as pessoas e uma forte união de trabalho com o governador Camilo. Já trabalhamos juntos no controle da pandemia e para resolver o motim”.

Assim como Roberto Cláudio, Sarto repetiu uma espécie de mantra que tem norteado suas propagandas eleitorais: “Fortaleza não pode dar um salto no escuro e nem andar para trás. É preciso avançar. Pense nisso!”.

Segurança

Luizianne Lins, por sua vez, destacou que a Segurança afeta a cidade de diferentes formas, sendo que as facções criminosas atuam na periferia intimidando as pessoas, enquanto que nas áreas mais privilegiadas as pessoas teriam medo de assaltos à mão armada, roubo de carros e agressões.

“É preciso uma política vigorosa de combate ao crime, mas é necessário entender a violência pela ótica das políticas sociais. A causa da violência está nas desigualdades”. Dentre as propostas da candidata está: a instalação de vídeo monitoramento preventivo, conselhos tutelares para proteção de crianças e adolescentes, além do programa Patrulhamento Maria da Penha.