Em vídeo, Heitor Freire diz que está incomodando os donos do Poder. Foto: Reprodução/Whatsapp.

O clima da campanha eleitoral deste ano começa a tomar novos ares. Está havendo disputa na Justiça até quanto a nomes envolvendo dois candidatos a prefeito de Fortaleza: Heitor Férrer do Solidariedade (SD), e Heitor Freire do Partido Social Liberal, o PSL.

Depois de reclamação de Heitor Férrer, a Justiça Eleitoral concedeu liminar para que no prazo de 48h o candidato à prefeitura, Heitor Freire, inclua o sobrenome em sua propaganda eleitoral, sob pena de multa no valor diário de R$ 1 mil. Ele estava usando só o nome de Heitor.

A decisão foi concedida após representação de Férrer, candidato à prefeitura de Fortaleza pela chapa SD/MDB. Na liminar, o juiz eleitoral, André Teixeira Gurgel, afirma que a decisão para que Freire utilize o sobrenome no material de campanha tem a intenção de esclarecer o eleitor, visto que o candidato Heitor Férrer alega que a não utilização do sobrenome para diferenciar os candidatos homônimos está causando prejuízo para sua candidatura.

De acordo com a assessoria de imprensa de Freire, quando for notificado, o postulante tomará as medidas cabíveis, sem especificar quais seriam. No entanto, no início da tarde desta sexta-feira (02), o candidato divulgou um vídeo nas redes sociais em que ironiza a decisão da Justiça, afirmando que “está para nascer o cabra que vai me impedir de usar o nome que minha mãe e meu pai me deram”.

Segundo Freire, “a campanha mal começou e já estamos incomodando os velhos barões da esquerda”, num claro desconhecimento do espectro político em que Férrer está inserido. Heitor Férrer sempre se posicionou mais ao Centro e Centro-Direita na política cearense, ainda que tenha sido membro de partidos de Centro-Esquerda como o PDT e PSB.

No vídeo, Heitor Freire disse que acredita na Justiça, que “bota fé”, mas se autodenominou como o “Heitor do povo. Não tenho sobrenome importante”. Ainda segundo ele, “os donos do poder, como vocês, que estão aí faz tempo estão incomodados porque sacaram que a mudança chegou à nossa cidade”.

O candidato do PSL, que se autoproclamou o único candidato de Direita em Fortaleza, conclui o vídeo afirmando que “com o apoio do povo, vamos endireitar nossa Capital”.

Heitor Férrer também respondeu ao concorrente nas redes sociais. “A Justiça determinou que o candidato do PSL regularize sua propaganda eleitoral e passe a utilizar o sobrenome Freire em seu material de campanha. Xará, não quero que vc mude seu nome de batismo. Pelo contrário, quero que vc o use o seu como eu uso o meu HEITOR FÉRRER”.