Sarto e Wagner conseguiram as melhores estruturas para a campanha. Foto: Divulgação.

O candidato do PROS a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner, será o primeiro postulante a se apresentar para a população fortalezense na propaganda eleitoral, que terá início nesta sexta-feira (09). No entanto, a coligação encabeçada pelo pedetista Sarto, terá 1.180 inserções durante a campanha eleitoral na Capital cearense, mais do que o dobro das destinadas ao republicano.

De acordo com o resultado do sorteio realizado na manhã desta segunda-feira (05), pela Justiça Eleitoral, Wagner se apresentará, primeiramente, ao público-alvo, durante 1 minuto e 30 segundos. Ele será seguido por Anízio Melo (PCdoB), com 18 segundos, e posteriormente, por Sarto, que terá o maior tempo de propaganda eleitoral, quatro minutos.

Os demais a se apresentarem, respectivamente, serão: Samuel Braga (Patriota), Luizianne Lins (PT),  Heitor Freire (PSL), Célio Studart (PV), este com o menor tempo de Televisão (11 segundos), Renato Roseno (PSOL) e Heitor Férrer (SD).

A candidata do UP, Paula Colares, não teve direito a tempo de Televisão. O seu partido, o Unidade Popular, teve registro aprovado em dezembro do ano passado. Outro candidato majoritário que não terá direito a tempo de TV é José Louretto, do PCO.

De acordo com a Justiça Eleitoral, além do UP e PCO, não terão direito a tempo de propaganda, por não terem atingindo a cláusula de desempenho, os seguintes partidos: PMN, PTC, DC, PMB, Rede, PCB, PCO, PSTU e PRTB.

No que diz respeito às inserções que devem ser transmitidas durante toda a programação das rádios e TVs, das 8 horas às 20 horas, a coligação encabeçada por Sarto, do PDT, terá direito a 1.180 spots. Já Capitão Wagner vem logo abaixo com apenas 442 inserções. Luizianne Lins (PT) terá direito a apenas 348 dessas propagandas.