Larissa foi eleita em 2016 pelo PPL e hoje é filiada ao Partido dos Trabalhadores – PT. Foto: Reprodução/Blog do Edison Silva.

Em entrevista para o Blog do Edison Silva nesta terça-feira (22), a vereadora e candidata à reeleição, Larissa Gaspar (PT), afirmou que a participação das mulheres na política, em todo Brasil, é algo muito frágil. Ela retrata o atual cenário da Câmara Municipal de Fortaleza, em que apenas seis mulheres, dos 43 vereadores, foram eleitas.

Larissa Gaspar diz que os índices de mulheres nas Casas Legislativas do Ceará são muito pequenos, ”hoje nós temos sete vereadoras em Fortaleza, mas é porque um vereador se elegeu deputado estadual e a suplente era mulher, então ela assumiu. Na Assembleia Legislativa são seis mulheres também, e a gente acaba não conseguindo reverberar nossas bandeiras de luta” disserta.

A vereadora conta como foram os últimos meses, período em que teve que ficar totalmente isolada, por conta da pandemia, e diz que a preparação para a campanha eleitoral está sendo realizada de maneira cautelosa com todos os cuidados devidos.

”Iniciamos a ida às comunidades, onde temos trabalhos construídos, onde temos organização de base construída para conversar com essas pessoas, falar que estamos num ano importante, de eleições, que devemos pensar bem em quem vai nos representar, e também, divulgar as ações do nosso mandato” afirma a advogada.

Para ela, os projetos que defendem e protegem as mulheres contra violência decaíram neste Governo em comparação com os anteriores. ”Nos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma nós tivemos muitos avanços, foram criados organismos de políticas pras mulheres, ministérios dos direitos da mulher, e construída toda uma rede nacional de prevenção e acolhimento às mulheres em situação de violência” lembra a vereadora.

Ela complementa com aversão às decisões do atual presidente, ”essas políticas vêm sendo destruídas ao longo desses anos. O desgoverno Bolsonaro, é um governo extremamente misógino que, cotidianamente, dá declarações contra mulheres e contra meninas”.

”Quando temos governos comprometidos com a vida, com o empoderamento e com a autonomia das mulheres, você consegue desenvolver políticas que possibilitem a concretização desses sonhos [conquista feminina]”, afirma a vereadora. Segundo ela, os governos municipais têm uma responsabilidade grande no fortalecimento das coordenadorias e secretarias de mulheres na manutenção e ampliação do atendimento dos equipamentos que acolhem as mulheres em situação de violência.

Como mulher, parlamentar e mãe, Larissa Gaspar afirma que é extremamente necessária a divisão entre o tempo do trabalho e o da vida familiar. ”É uma correria sem fim, parece que nós mulheres estamos nos culpando o tempo todo”. A parlamentar diz que o momento com o filho é sagrado e que busca enaltecer esses momentos para desenvolver uma relação melhor, ”minha criação é do afeto, do abraço, do carinho, do brincar e mesmo com a vida corrida é possível sim conciliar com o trabalho”.

Larissa fala sobre a importância do diálogo familiar para a desconstrução de rótulos que enquadram os trabalhos domésticos. ”A gente sabe que o trabalho doméstico, o cuidado não só com a casa, é também com os filhos, com os idosos, e com os doentes da família. A gente sabe que lamentavelmente toda essa carga de trabalho fica nas costas das mulheres. Os homens pouco colaboram com esse trabalho que a gente chama de reprodutivo, uma construção social que nós feministas denominamos como divisão social do trabalho”, comenta a advogada.

Ela encontra soluções para esses problemas na criação de políticas públicas que construam creches de tempo integral, restaurantes populares, lavanderias coletivas e cozinhas comunitárias para não sobrecarregar as mulheres.

Confira a entrevista que a vereadora Larissa Gaspar concedeu a Letícia Caracas para o Blog do Edison Silva: