Assunto foi um dos mais comentados nos corredores da Câmara. Foto: Miguel Martins.

A formação da chapa majoritária em torno da candidatura de Capitão Wagner (PROS) a prefeito de Fortaleza foi um dos temas nos corredores da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (09). O principal ponto tocado pelos parlamentares, da base governista e de oposição, foi a escolha da advogada Kamila Cardoso para vice-prefeita, tida por muitos como uma surpresa que visa amenizar a imagem do postulante majoritário.

Segundo comentários dos vereadores, outros nomes chegaram a ser citados como eventuais candidatos a vice, mas não houve avanço entre os pretendentes com o grupo liderado por Wagner. Por fim, já na noite do domingo passado (06), por indicação do senador Eduardo Girão, a advogada Kamila Cardoso (Podemos) foi a escolhida para compor a chapa.

De acordo com alguns governistas, a escolha da advogada, desconhecida no meio político local, demonstra que os principais aliados de Capitão Wagner, que foram convidados antes, não acreditam na possibilidade de vitória dele.

Em embate com Márcio Martins (PROS), na manhã desta quarta-feira (09), o líder do Governo, Esio Feitosa (PSB), chegou a  afirmar que o grupo liderado por Capitão Wagner “não tem nada a oferecer à cidade de Fortaleza. Não tem nada a propor do ponto de vista de avanço na cidade”.

Segundo o pessebista, a oposição não reconhece os méritos da atual gestão em nenhuma das áreas. “Temos que ter responsabilidade com nosso discurso, porque a oposição tem que ser crítica, quando necessário, mas reconhecer os avanços. Mas essa oposição não faz isso”, apontou.

A desistência da vereadora Priscila Costa (PSC) como candidata a vice na chapa oposicionista é tida por governistas como um temor da parlamentar em perder seu mandato. Ela é candidata à reeleição. “Demonstra que ela não acredita que o Wagner será eleito”, disse um vereador.

Durante convenção que homologou nome de Capitão Wagner a prefeito de Fortaleza, a vereadora Priscila Costa confirmou que foi sondada para ser candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo republicano. No entanto, ela afirmou ao Blog do Edison Silva que tinha outras metas em sua jornada política e que, caso ele fosse eleito, iria precisar de seu apoio na Câmara Municipal de Fortaleza, caso ela seja reeleita.

A vereadora Cláudia Gomes (DEM), por sua vez, afirmou que a escolha de Kamila Cardoso foi acertada, uma vez que optou por uma mulher para representar a chapa como candidata à vice-prefeita.

Dentro do Democratas alguns defendem que Cláudia Gomes seja indicada como candidata à vice na chapa encabeçada pelo PDT. O presidente do partido em Fortaleza, Marcílio Gomes, esposo da parlamentar, é um dos entusiastas dessa ideia.

500 candidatos

Além da escolha da candidata à vice-prefeita, a coligação em torno de Capitão Wagner também foi tema dos debates dos vereadores nos corredores da Câmara. O postulante atraiu para seu entorno nove partidos (PROS, Avante, DC, PTC, Podemos, Avante, Republicanos, PMB e PMN), poucos, porém, com capacidade de auxiliar o candidato no tempo da propaganda em rádio e televisão.

Wagner tem falado em um total de 500 candidatos a vereador que podem ajudá-lo na disputa eleitoral deste ano. No entanto, alguns parlamentares acreditam que esse número pode estar sendo supervalorizado. A quantidade total de postulantes à Câmara Municipal só será conhecida após registro das candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Suavidade

Alguns partidos aliados de Wagner não terão chapa completa, como DC, que só apresentou cinco candidatos, Podemos, com 45, e Avante, que espera fechar com 50 postulantes. PSC, PROS, PTC e Republicanos confirmaram ao Blog do Edison Silva que devem apresentar entre 60 a 65 nomes que disputarão as 43 vagas na Câmara Municipal de Fortaleza.

Para Márcio Martins (PROS), a indicação da vice dá uma leveza para a candidatura majoritária, já que não foi colocado caciques da política local. “Ela traz suavidade, e isso é importante. A população vai olhar e perceber que a vice não é um cacique do MDB, do PSDB. E isso é muito importante”, disse.