Júlio César Filho é o autor da proposta. Foto: ALECE.

Os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram, na manhã desta quinta-feira (03), o projeto de Lei de autoria do deputado Júlio César Filho (Cidadania) que institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o “Dia Estadual do Digital Influencer”.

De acordo com o autor da proposta, a data deve ser celebrada, anualmente, todo dia 7 de abril.

Segundo Júlio César Filho, 7 de abril é o dia em que se comemora o surgimento da rede de Internet.

É bem verdade que o “boom” da Internet se deu nos anos 90. No entanto, 7 de abril, é o dia em
que a Grande Rede completa 51 anos de vida. Obviamente, não desta forma como todos conhecem
atualmente, mas foi em 1969 que nasceu o princípio básico do que viria a ser uma das grandes invenções
do homem no último século”, disse em justificativa.

Ainda de acordo com o parlamentar, atualmente, é difícil imaginar a vida sem redes sociais, e-mails e sites de buscas. O parlamentar ainda fez um histórico da Internet no mundo, destacando que o objetivo de seus criadores estava longe de ser negócios ou entretenimento.

“Tudo começou na área militar dos Estados Unidos, com a intenção de ajudar a proteger o país nas guerras. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios que afere dados sobre conexão à internet nas residências do país, divulgada em 2019, o número de brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas”.

Segundo Julinho, foi nesse contexto que surgiu o marketing de influência, ou os influenciadores digitais, “uma abordagem que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de marca ou a sociedade em geral”.