Sarto e o prefeito Roberto Cláudio em encontro com candidatos do PL. Foto: Reprodução/Instagram.

Aos poucos as eleições municipais deste ano vão tomando o rumo do confronto. Faltando três dias para o início das campanhas eleitorais, os candidatos têm intensificado ações nas ruas e redes sociais, o que acaba por repercutir entre os outros postulantes. Na manhã desta quinta-feira (24), Capitão Wagner (PROS) publicou uma foto de encontro realizado na noite de quarta-feira (23) entre Sarto (PDT) e apoiadores do PSD e PL. Dentre os presentes o deputado estadual e candidato a prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves (PL), e o seu pai, o prefeito Acilon Gonçalves, do Eusébio.

Gonçalves teve áudios vazados em que ele estaria negociando a compra de apoio à reeleição de sua mãe, a vereadora Marta Gonçalves, também do PL. No diálogo, gravado pelo candidato a vereador pelo PROS, Maninho Palhano, o deputado estadual cita diversas autoridades políticas do Estado, dentre elas o prefeito Roberto Cláudio e o próprio Capitão Wagner.

De acordo com Wagner, a foto publicada por Gonçalves, onde ele aparece ao lado do candidato governista Sarto explicaria o porquê de o deputado André Fernandes (Republicanos) ter sido punido pelo Conselho de Ética, com suspensão de 30 dias, por ter acusado colega sem provas, enquanto Bruno não foi.

“Ao receber o apoio do deputado Bruno, o candidato Sarto não iria puni-lo. Até hoje o prefeito não negou que deu R$ 2 milhões e meio para o deputado Bruno comprar apoio para seu candidato”, disse Capitão Wagner, em publicação no Twitter.

O PROS, partido presidido por Wagner no Ceará, entrou com representação na Assembleia Legislativa, contra Bruno Gonçalves, por quebra de decoro parlamentar, requerendo a cassação do mandato do deputado. A ação ainda está em tramitação na Casa, e cabe ao presidente do Legislativo, Sarto, colocar o documento para tramitar.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, o PROS também entrou com representação contra a vereadora Marta Gonçalves, mãe de Bruno. O presidente da Mesa Diretora, Antônio Henrique, do PDT, chegou a instalar o Conselho de Ética na Casa, que não funcionava desde 2017. No entanto, o processo também não andou.

Na noite de quarta-feira, Sarto esteve reunido com candidatos do PSD e PL, que garantiram apoio à sua postulação para a Prefeitura de Fortaleza. “Estou cada vez mais motivado a defender esse projeto de cidade que tem transformado a vida dos fortalezenses, especialmente daqueles que mais precisam. E é animador contar com esse time que trabalhará junto comigo para preservar tudo o que conquistamos”, disse.

Redes sociais

O encontro contou ainda com as presenças do presidente estadual do PL, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, pai de Bruno, além do prefeito Roberto Cláudio e do candidato a vice-prefeito pelo PSB, Élcio Batista.

Sarto disse que convidou cada um dos candidatos “a dar um passo a mais, caminhar uma milha a mais, ir mais adiante, e falar para as pessoas que estamos aqui para elas, por elas, que Fortaleza não pode parar”. Sarto, porém, evitou publicar, em suas redes sociais, fotos ao lado de Bruno Gonçalves.

Em tempo

A representação contra Bruno Gonçalves ainda está tramitando na Assembleia Legislativa, assim como outras contra demais parlamentares, inclusive André Fernandes, por outras falhas no decorrer do mandato. O processo que resultou na suspensão de Fernandes (por 30 dias das atividades parlamentares) transcorreu durante um ano, tendo o parlamentar esgotado todos os prazos de defesa do procedimento processual.