As contas do prefeito tiveram relatoria dos conselheiros Patrícia Saboya e Domingos Filho. Foto: Ascom/PMF.

Iniciaram tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza os pareceres prévios pela aprovação das Contas de Governo, da Prefeitura de Fortaleza, dos exercícios de 2013 e 2014, primeiros anos da gestão Roberto Cláudio, emitidos pelo Tribunal de Contas. Os documentos foram encaminhados para as comissões temáticas da Casa Legislativa e aguardam designação do relator.

O parecer prévio das contas de 2013, primeiro ano do primeiro mandato de Roberto Cláudio, teve como relatora no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a conselheira Patrícia Saboya. O pleno do Tribunal aprovou com ressalvas o parecer.

De acordo com o parecer, as peças que compõem o Balanço Geral do Município, exercício 2013, constatam “a devida consolidação dos valores referentes à execução orçamentária e patrimonial de todas as unidades orçamentárias constantes o Orçamento Municipal”.

Recomendou ao Município, porém, que administre o Orçamento buscando garantir harmonia das finanças públicas, limitando os gastos à arrecadação das receitas. Ao todo, 23 recomendações foram feitas ao Município sobre as contas de Governo daquele ano.

As contas referentes ao exercício de 2014 foram relatadas pelo então conselheiro Domingos Filho, atualmente presidente do PSD. À época, as contas das Prefeituras eram analisadas pelo extinto Tribunal de Contas dos Municípios. O parecer foi pela aprovação das contas do prefeito com algumas recomendações.