Pré-candidatos passaram a publicar suas visitas nas redes sociais. Foto: Reprodução/Facebook.

Eles começaram meio acuados e até surpresos com o processo interno de escolha do nome do PDT para a disputa eleitoral em Fortaleza neste ano. No entanto, aos poucos, os cinco pré-candidatos pedetistas vão se soltando tanto durante os debates propostos, através de “lives”, quanto em incursões às regiões da cidade, onde passaram a atuar cada vez mais.

Ferruccio Feitosa, José Sarto, Salmito Filho e Samuel Dias têm se expressado com mais frequência nas redes sociais com menção à cidade de Fortaleza, demonstrando maior interesse no pleito deste ano. Idilvan Alencar, que só soube que seria pré-candidato faltando poucos dias para o primeiro debate online dos pedetistas, porém, mantém a agenda como deputado federal e seu foco continua sendo a melhoria da educação no Brasil.

Nome de preferência do prefeito Roberto Cláudio, Samuel Dias já há algum tempo vem se preparando para ser o escolhido pelas lideranças pedetistas no processo interno da legenda. O ex-secretário de Governo da gestão atual de Fortaleza começou por mudar seu comportamento nas redes sociais, adotando uma postura de político, coisa que até o início deste ano ele não pensava ser.

Desde o primeiro debate iniciado pelo PDT de Fortaleza, Dias vem se soltando cada vez mais, apontando méritos da atual gestão, mas também apontando possibilidade de melhorias em determinadas áreas. Tem ido às ruas, inclusive, aos domingos. Conhecido pela timidez e por ser o mais comedido de todos os cinco pretensos candidatos, o ex-gestor está cada vez mais à vontade em suas colocações.

Municipal

Salmito Filho é outro que tem voltado a atuar nas ruas de Fortaleza, com foco nas regiões mais periféricas da cidade. Junto com sua assessoria, o parlamentar resolveu intensificar visitas às diversas comunidades, apontando possibilidade de melhoria para cada uma das áreas.

Ex-vereador de Fortaleza, inclusive, atuando como presidente do Legislativo Municipal, e agora presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto também, aos poucos, vem buscando maior atuação na Capital. No entanto, como chefe do Legislativo, o parlamentar acaba por acumular diversas funções, e, pelo menos em suas redes sociais, têm deixado as incursões à cidade em segundo plano.

Foco

Idilvan Alencar, que em um dos debates chegou a dizer que desconhecia determinado tema, já que tinha sido convidado para ser pré-candidato de Fortaleza de última hora, tem mantido sua agenda em defesa da educação brasileira. Não alterou sua pauta e nem agenda em prol de discussões mais ligadas à cidade. Ao menos em suas redes sociais mantém foco na atuação como deputado federal.

O que quase todos fizeram, com exceção de Idilvan Alencar, no sábado passado foi parabenizar Roberto Cláudio por mais um ano de vida. Agradar aquele que terá voz e voto na hora da escolha também faz parte da estratégia de cada um dos postulantes, que aos poucos vão tomando gosto pela atuação junto ao Executivo Municipal de Fortaleza.