Alvo da acusação que rendeu a denúncia contra André Fernandes, o deputado Nezinho Farias votou pela punição do colega. Foto: Blog do Edison Silva.

A direção estadual do PSDB, na pessoa do seu presidente Luiz Pontes, foi quem primeiro denunciou o deputado André Fernandes ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, após o pronunciamento do parlamentar levantando suspeita sobre a participação de deputados estaduais cearenses com o crime organizado, sem nominar qualquer dos colegas. O nome do deputado Nezinho Farias, como sendo o alvo de Fernandes, surgiu logo depois. Ele é filiado ao PDT, mas o seu partido, só após a representação do PSDB, também denunciou André ao Conselho de Ética.

Nesta quinta-feira (20), com os votos de 29 dos 46 deputados estaduais, André Fernandes (Republicanos) teve confirmada a suspensão de seu mandato por 30 dias, por quebra de decoro parlamentar, em votação aberta no plenário.

11 parlamentares votaram contra a suspensão sugerida, dentre eles o próprio André, enquanto outros três deputados abstiveram-se. O presidente José Sarto (PDT) não votou e os deputados Danniel Oliveira (MDB) e Aderlânia Noronha (SD) estiveram ausentes da sessão.

Curiosamente, dentre os 11 votos contra a punição de André estão dois dos representantes do PSDB no Legislativo cearense: deputada Fernanda Pessoa, líder da bancada; e Nelinho.

Votaram a favor da suspensão de André Fernandes:
– Fernando Santana (PT)
– Evandro Leitão (PDT)
– Patrícia Aguiar (PSD)
– Leonardo Pinheiro (Progressistas)
– Osmar Baquit (PDT)
– Bruno Gonçalves (PL)
– Romeu Aldigueri (PDT)
– Acrísio Sena (PT)
– Agenor Neto (MDB)
– Antônio Granja (PDT)
– Augusta Brito (PCdoB)
– Bruno Pedrosa (Progressistas)
– Dr. Carlos Felipe (PCdoB)
– Elmano de Freitas (PT)
– Érika Amorim (PSD)
– Guilherme Landim (PDT)
– Jeová Mota (PDT)
– João Jaime (DEM)
– Manoel Duca (PDT)
– Marcos Sobreira (PDT)
– Moisés Braz (PT)
– Nezinho Farias (PDT)
– Nizo Costa (PSB)
– Queiroz Filho (PDT)
– Renato Roseno (PSOL)
– Salmito Filho (PDT)
– Sérgio Aguiar (PDT)
– Tadeu Oliveira (PSB)
– Walter Cavalcante (MDB)

Votaram contra a suspensão de André Fernandes:
– Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas)
– André Fernandes (Republicanos)
– David Durand (Republicanos)
– Delegado Cavalcante (PSL)
– Dra. Silvana (PL)
Fernanda Pessoa (PSDB)
– Heitor Férrer (SD)
– Leonardo Araújo (MDB)
Nelinho (PSDB)
– Soldado Noelio (PROS)
– Tony Brito (PROS)

Abstiveram-se os deputados:

Audic Mota (PSB)

Lucílvio Girão (Progressistas)

Fernando Hugo (Progressistas).

Todos os parlamentares do PDT e do PT votaram a favor da punição, representando 2/3 dos 24 votos que eram necessários para a aprovação do relatório do Conselho de Ética. Dentre os parlamentares que também respondem a processos disciplinares na Casa, apenas Leonardo Araújo votou contrariamente à punição.

Tanto Osmar Baquit, quanto Bruno Gonçalves votaram pela punição. Este, inclusive, contrariou a orientação da líder do PL, deputada Dra. Silvana, que pediu voto pela absolvição.

O deputado Heitor Férrer, em pronunciamento antes da votação, listou erros cometidos pelo colega André Fernandes. Ao final da fala, porém, disse considerar muito dura uma punição que cercearia por 30 dias o direito de um deputado eleito, por isso votaria contrariamente.

Já Dr. Carlos Felipe foi além. O parlamentar disse entender que uma punição mais justa seria uma censura por escrito, mas como não há mais a possibilidade desta, acabou em uma sinuca de bico, sem querer votar pela punição, que não considera totalmente justa, mas também sem achar correta a absolvição. Terminou o pronunciamento afirmando que votaria pela punição, a não ser que André se desculpasse de joelhos e Nezinho aceitasse as desculpas. Como, ainda durante a votação, André Fernandes voltou a pedir desculpas ao colega, Carlos Felipe afirmou que o pedido não aconteceu como ele preconizou, então manteria o voto pela punição.