Roseno já foi candidato a prefeito de Fortaleza duas vezes e é o principal nome do PSOL no Ceará. Foto: Reprodução/Vídeo.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Fortaleza realiza uma série de encontros virtuais nos próximos dias com o intuito de escolher o nome que deve disputar a eleição municipal deste ano.

Estão na disputa interna a escritora Helena Vieira e o deputado estadual Renato Roseno.

O nome de Roseno é aceito pela maioria dos filiados do partido e deve ser o escolhido no próximo sábado (18), através de reunião que acontecerá através das plataformas virtuais.

Helena Vieira, primeira mulher trans a se colocar como pretensa candidata à Prefeitura de Fortaleza, sinalizou intenção de se candidatar para mostrar às demais alas que o partido tem nomes para a disputa.

Isso porque um grupo minoritário no PSOL de Fortaleza defende que o partido se alinhe com outra candidatura de esquerda, sendo a do Partido dos Trabalhadores (PT), a preferida do coletivo. No entanto, o presidente do partido, Ailton Lopes, informou ao Blog do Edison Silva que os membros da legenda que defendem essa tese estão em menor número para as definições partidárias.

O PSOL realiza nesta sexta-feira (17) debate entre as pré-candidaturas do partido à Prefeitura. Helena Vieira e Renato Roseno devem apresentar aos seus correligionários seus projetos para serem escolhidos como pré-candidato do partido para o pleito deste ano. A reunião será feita através das redes sociais da legenda, das 19h às 21h.

No sábado, no período da manhã, será realizada plenária dos filiados da agremiação, e à tarde o diretório estadual definirá o nome daquele que representará o partido nas eleições deste ano para a Prefeitura da Capital. Além de algumas alas do PT, PSOL também tem dialogado com membros do PCB e do UP, este último também com pré-candidatura colocada para a disputa eleitoral de novembro.

Licenciar

Renato Roseno deve ser o escolhido do partido, já que tem voto da maioria dos filiados do PSOL. O parlamentar também é a única figura política da agremiação com mandato no Estado do Ceará. Ele já foi candidato ao Governo do Estado em 2006, a prefeito de Fortaleza em 2008 e 2012, e a deputado federal em 2010. Foi eleito deputado estadual em 2014 e reeleito em 2018.

O psolista ainda avalia se irá se licenciar ou não de sua função parlamentar para se dedicar exclusivamente às eleições municipais. Caso decida pela licença, quem assume em seu lugar é o jornalista e ator Ari Areia, defensor da causa LGBT.