No vídeo, Ciro diz que sua decisão pode causar surpresa em algumas pessoas. Foto: Reprodução/Vídeo.

Apesar da relação complicada entre Ciro Gomes (PDT) e a deputada Luizianne Lins (PT), pré-candidata à prefeita em Fortaleza, o ex-ministro se aproximou do afilhado político da petista, o deputado estadual Elmano de Freitas (PT). Em vídeo publicado nesta segunda-feira (27), nas redes sociais, o líder do PDT pede apoio à pré-candidatura de Elmano, em Caucaia, município da Região Metropolitana.

Segundo Ciro, Elmano “amadureceu” ao longo dos últimos anos e tem contribuído para a gestão do governador Camilo Santana (PT). Ainda de acordo com ele, o petista está “qualificado para salvar Caucaia de uma aventura”.

Caucaia hoje é administrado pelo prefeito Naumi Amorim, filiado ao PSD do ex-deputado Domingos Filho. Naumi foi eleito pelo PMB no segundo turno de 2016 com 80.756 votos (54,23%). Em junho do ano passado, ele se filiou ao PSD em solenidade com a presença de Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla, e do senador Cid Gomes (PDT).

No vídeo, Ciro Gomes disse que tem amizade com praticamente todos os grupos políticos do Município, mas disse estar preocupado com a situação local. Além do pedetista, Elmano de Freitas deve contar com o apoio do governador Camilo Santana.

Desde as eleições de 2012, quando Elmano foi derrotado por Roberto Cláudio no segundo turno daquele pleito, a relação entre o petista e Ciro não era das melhores. O pedetista chegou a chamar Elmano de “aborto” criado pela então prefeita Luizianne Lins. Elmano, por sua vez, acusou Ciro de ter sido o culpado pelo fim da aliança PT e PSB no Estado.

Além de Elmano, é pré-candidato em Caucaia, o deputado Vitor Valim (PROS), ligado ao grupo do deputado federal Capitão Wagner. PSOL e PSDB também devem ter candidaturas próprias na cidade. O atual prefeito, Naumi Amorim, deve tentar reeleição.

Diz o ex-ministro Ciro Gomes (PDT): “Eu tenho boas amizades com praticamente todos os grupos e as correntes políticas de Caucaia. Mas olhando com muita gratidão, com muita responsabilidade, mas acima de tudo com muita preocupação, eu venho lhe pedir, talvez por surpresa, que você dê uma oportunidade pra olhar as propostas de Elmano de Freitas. Amadureceu, tem experiência, tem as conexões, o apoio do governador Camilo Santana; e eu resolvi apoiá-lo porque ele está qualificado para salvar Caucaia de uma aventura. Elmano de Freitas merece uma atenção sua.”

Veja o vídeo: