Última sessão presencial aconteceu em março passado, ou seja, há quase cinco meses. Foto: Miguel Martins.

Assim como aconteceu nesta semana na Assembleia Legislativa do Ceará, a Câmara Municipal de Fortaleza está se preparando para o retorno das atividades presenciais. A primeira sessão ordinária com presença física dos vereadores, desde o início do isolamento social, está programada para acontecer no próximo dia 3 de agosto.

No entanto, as plenárias não acontecerão com presença 100% de parlamentares, assessores e funcionários, e medidas cautelares devem ser seguidas até que se chegue a um ponto em que os trabalhos sejam retomados integralmente.

Alguns parlamentares, por exemplo, assim como aconteceu nesta semana no Legislativo Estadual, devem participar das reuniões através de videoconferência, de seus gabinetes. Os atendimentos ao público, seja em departamentos da Casa ou nos gabinetes dos vereadores, também voltarão a partir do dia 3 de agosto, devendo ser individuais e agendados.

Audiências públicas e solenidades estão previstas para voltar a acontecer a partir de setembro, com a ocupação máxima de 30% da capacidade do auditório da Casa. O acesso da imprensa ao equipamento ainda estava sendo avaliado pela direção da Câmara nesta sexta-feira (24).

A última vez em que os vereadores participaram de uma sessão presencial, na sede do Poder Legislativo, foi em março passado, ou seja, há quase cinco meses. Na ocasião, eles ainda não sabiam como se comportar diante da pandemia que chegara na cidade. Esperava-se, inclusive, que uma plenária presencial fosse realizada por semana, na Casa, o que não aconteceu até então.

Distanciamento

A Casa está disponibilizando álcool 70%, sabão líquido, papel toalha e lixeiras com tampas em todos os departamentos do prédio da Câmara. O uso de máscara será obrigatório para todos os parlamentares, servidores, estagiários e colaboradores, assim como a aferição de temperatura na entrada da sede do equipamento.

Foram instaladas barreiras físicas em ambientes em que haja atendimento ao público externo e jornadas especiais de trabalho serão adotadas para garantir o distanciamento social. A Casa também intensificou a higienização de superfícies, áreas comuns e aparelhos de ar-condicionado.

Covid-19

A Câmara de Fortaleza iniciou nesta semana a realização de testes de Covid-19 em servidores e colaboradores. Além da testagem, a administração do Legislativo investiu na sinalização de pisos e paredes com orientações de prevenção, sanitização mais rigorosa dos ambientes e aquisição de máscaras, álcool em gel e termômetro.

A retomada das atividades presenciais se dará de forma gradual, a partir de um regime de trabalho misto, parte presencial, parte remoto. Vereadores e funcionários do grupo de risco deverão ter um cuidado maior para evitar qualquer tipo de contaminação.