Assembleia do Ceará inicia atividades presenciais no dia 20 de julho - Blog Edison Silva

Assembleia do Ceará inicia atividades presenciais no dia 20 de julho

Data coincide com início da última fase do Plano de Retomada no município de Fortaleza. Foto: Robério Lessa.

A Assembleia Legislativa do Ceará retornará suas atividades presenciais possivelmente dia 20 de julho, quando Fortaleza deve entrar na última fase do Plano de Retomada da economia. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), durante a sessão realizada pelo Sistema de Deliberação Remoto (SDR) na manhã desta quinta-feira (09).

Sarto explicou que, para tanto, testes rápidos para detecção da Covid-19 estão sendo realizados em todos os servidores e terceirizados da AL. “Até o momento, testamos cerca de 700 servidores, entre os quais 8% testaram positivo para a presença do vírus, logo permanecerão em quarentena e realizando atividade remota, conforme o caso, e 15% indicaram imunidade”, observou.

Restrições

O presidente esclareceu que, em se tratando do plenário, as atividades presenciais seguirão o protocolo regular das sessões legislativas ordinárias, porém observando as orientações sanitárias. Ele explicou que deputados, assessores, imprensa e todos os servidores que cumprem expediente no ambiente do plenário serão testados e terão acesso controlado.

“Os deputados deverão indicar apenas um de seus assessores para ter acesso ao plenário, assim como será controlado o fluxo dos profissionais de imprensa e de outros setores que necessitem estar no ambiente. Da mesma forma, nem todos os parlamentares precisarão estar presentes no plenário, principalmente aqueles de grupo de risco, que poderão participar das sessões de forma remota de seus gabinetes”, explicou.

José Sarto salientou que o plano de retomada das atividades foi elaborado a partir de orientações sanitárias de especialistas.

Ele informou que esteve em reunião com o secretário estadual de Saúde, Dr. Cabeto, esta semana, para acertar os detalhes, além de estar em contato frequente com os deputados presidentes de assembleias legislativas de outras regiões do País, onde esse retorno está sendo também estudado e organizado em consonância com o estágio da pandemia de cada região. “Até amanhã deveremos apresentar um cronograma com detalhes sobre o retorno de nossas atividades”, afirmou.

O presidente disse ainda que a AL adquiriu totens de higienização, exames, máscaras e todo o instrumental recomendado para garantir um retorno seguro e responsável, com todo o cuidado para não transformar a AL em um foco de transmissão.

Um comentário sobre “Assembleia do Ceará inicia atividades presenciais no dia 20 de julho

Deixe uma resposta