Benigno solicita a criação de uma comissão especial de Apoio ao Empreendedorismo, Crescimento Econômico, Emprego em Renda. Foto: CMFor.

O protocolo do Governo do Estado para a abertura gradual dos setores econômicos no Ceará não agradou a alguns representantes de determinados segmentos, especialmente, em Fortaleza.

Em diálogo com a  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, no Ceará, o vereador Benigno Júnior (PP), solicita que esses estabelecimentos funcionem com 50% de sua capacidade.

Ele também solicita a criação de uma comissão especial de Apoio ao Empreendedorismo, Crescimento Econômico, Emprego em Renda em virtude da pandemia da Covid-19 na Capital.

Segundo Benigno, ao tomar conhecimento da proposta de abertura do setor comercial por parte do Governo do Estado, se surpreendeu com o protocolo no que diz respeito ao uso por restaurantes de 15 mesas por cada estabelecimento. De acordo com ele, é preciso levar em consideração a peculiaridade de cada local, seu tamanho e capacidade.

“Encaminhamos, através de requerimento, a proposta de trabalharmos com 50% da capacidade do restaurante. Esperamos que nosso pleito possa ser atendido para dar conforto aos funcionários e clientes”, defendeu. A proposta foi encaminhada para o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista.

De acordo com a proposta, onde se diz que os serviços alimentícios devem funcionar com, no máximo, de 15 mesas, fica alterado, considerando a variação do tamanho dos estabelecimentos para que possam trabalhar com 50% de sua capacidade máximo, como previsto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mantendo a distância de segurança para clientes.

O protocolo divulgado pelo Governo diz que em caso de atendimento presencial deve funcionar com, no máximo, 15 mesas por vez, devendo respeitar a distância entre as mesas de 2,5 metros, cada mesa com capacidade para quatro pessoas e 1 metro entre as cadeiras. Em caso de ocupação de todas as mesas, as filas de espera entre os clientes devem obedecer medidas do protocolo geral.

A medida diz ainda que devem ser instaladas barreiras físicas entre funcionários e clientes nos pontos de pagamento. São permitidos os serviços a la carte com atendimento à mesa. O self service, por sua vez, deve ser adaptado de maneira a funcionar com implantação de barreira física reta com altura mínima de 1,85 metros ou completamente curvada, deixando a parte que contém a alimentação com material transparente entre o buffet e o cliente. O cliente apontará a sua escolha e um funcionário devidamente equipado e protegido por luvas e máscara, faz o prato indicado.

Covid-19

“Não dá para ser da forma que o Governo propôs”, disse Benigno Júnior, justificando que a proposta construída com a Abrasel é que os restaurantes funcionem com 50% de sua capacidade. “Do jeito que o Governo quer, alguns restaurantes vão ficar muito cheios e outros, vazios”, defendeu.

Ele também apresentou requerimento para a construção de uma comissão especial de Apoio ao Empreendedorismo Crescimento Econômico, Emprego e Renda em virtude da pandemia de Covid-19 em Fortaleza. De acordo com o parlamentar, o colegiado é necessário para contribuir com o setor produtivo atingido após decretação do isolamento social em virtude dos casos de pessoas afetadas por coronavírus na Capital cearense.

“O aumento da crise econômica, da recessão, associadas à perda dos postos de empregos e fechamentos de atividades impostos por essa pandemia do novo coronavírus, nos convida para um grande desafio e temos um grande obstáculo que é a recuperação desses milhares de empreendedores que, infelizmente, encerraram suas atividades caso não tenhamos uma política pública voltada para o setor econômico. Criar diretrizes, ações estratégicas para a recuperação, crescimento e desenvolvimento das atividades econômicas do Município, esse é o objetivo dessa comissão especial” – (Benigno Júnior)