Sessões virtuais têm sido realizadas desde o fim de março. Foto: CMFor

Como o Blog do Edison Silva já mostrou, nos últimos meses, durante a pandemia, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou ao menos 24 sessões extraordinárias, onde foram votados e aprovados diversos projetos que visam minorar os efeitos da Covid-19 na vida dos cidadãos fortalezenses.

No entanto, assim como ocorria nas plenárias presenciais, alguns vereadores têm faltado às discussões, sem qualquer justificativa plausível.  Para se ter uma ideia do número de parlamentares que têm colocado as sessões em segundo plano, no dia 19 de maio, 23 deixaram de participar da abertura dos trabalhos. Durante a votação, na chamada “Ordem do Dia”, o número de faltosos foi de 17.

Vale ressaltar que todos os vereadores estão em isolamento social, ou seja, deveriam estar em casa durante as votações propostas, que geralmente, tem ocorrido no período da tarde, após reunião das comissões técnicas permanentes.

De acordo com o portal da Câmara Municipal de Fortaleza somente três vereadores compareceram a todas as sessões extraordinárias iniciadas desde o decreto de isolamento social. Foram eles: Antônio Henrique (PDT), que preside os trabalhos; Adail Júnior (PDT), vice-presidente da Casa; e Frota Cavalcante (PSD). No entanto, nas atas apresentadas no portal, o nome de Frota aparece pelo menos três vezes justificando ausências em determinados horários.

Nas 24 sessões extraordinárias realizadas até aqui, Didi Mangueira (PDT), Gardel Rolim (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Ronivaldo (PT) e Larissa Gaspar (PT) compareceram em 23. O vereador Michel Lins (Cidadania) retornou recentemente do período de licença particular. Por isso, o número de presenças é mais reduzido, estando presente em 10 aberturas de trabalho e 13 votações.

O presidente da sessão, Antônio Henrique, geralmente, realiza duas chamadas, uma no início da sessão e outra durante a Ordem do Dia. Muitos vereadores que não registram presença no início dos trabalhos, o fazem durante a votação, e vice-versa. Outros, porém, têm deixado de comparecer a todos os trabalhos. Lembrando que as atividades legislativas têm acontecido somente uma vez por semana.

Na semana passada teve início um novo mecanismo de trabalho, sendo as terças-feiras para sessões deliberativas e as quartas-feiras para reuniões com secretários da Prefeitura de Fortaleza.  A vereadora Priscila Costa foi a parlamentar mais ausente nas sessões da Casa.

Ausente

Priscila só compareceu a cinco aberturas dos trabalhos e votou somente quatro vezes na Ordem do Dia. Apesar de ser ausente nas plenárias deliberativas do Poder Legislativo, é atuante nas redes sociais, participando, frequentemente, de “lives”, debatendo assuntos de ordem nacional ou fazendo críticas à gestão do prefeito Roberto Cláudio, a qual fazia parte até o início deste ano.

O vereador Carlos Mesquita (PDT) também está registrado como um dos mais faltosos deste período, tendo comparecido somente a quatro aberturas dos trabalhos e sete votações. Idalmir Feitosa (PSD) só esteve em oito sessões, de acordo com levantamento feito no site da Câmara.

Base governista

Em seguida, vem José Freire (PSD), que participou de cinco aberturas de trabalho e esteve em 10 Ordem do Dia. Evaldo Costa (PDT) e John Monteiro (PDT) estiveram somente em metade das 24 sessões. Vale salientar que esses fazem parte da base governista do prefeito Roberto Cláudio, e que portanto, deveriam, em tese, estar presentes para garantir a votação de matérias de interesse do Executivo.

Marcelo Lemos (PSL) esteve presente em 15 das 24 sessões deliberativas. Já Casimiro Neto (MDB), mesmo em casa, faltou a 10 votações. Márcio Martins (PROS) esteve presente em 13 aberturas de sessões, mas só participou de 12 Ordem do Dia, ou seja, a metade.

Os mais faltosos

– Ausência nas votações:

Priscila Costa – 20

Carlos Mesquita – 17

Idalmir Feitosa – 16

José Freire – 14

John Monteiro – 12

Márcio Martins – 12

Casimiro – 10

Evaldo Costa – 9

Marcelo Lemos  – 9

-Ausência na abertura dos trabalhos:

Carlos Mesquita – 20

Priscila Costa – 19

José Freire – 19

Idalmir Feitosa – 16

John Monteiro – 13

Marcelo Lemos – 12

Evaldo Costa – 12

Márcio Martins – 11

Casimiro  Neto- 10

Dummar  Ribeiro – 10