Ministra Damares, ao centro, iria receber título de cidadã cearense nesta semana. Foto: Reprodução.

Diversos títulos de cidadania cearense foram aprovados pela Assembleia Legislativa nos últimos meses. Aos poucos, o governador Camilo Santana vem sancionando as leis conferindo tais honrarias, segundo publicações no Diário Oficial do Estado (DOE). No entanto, devido a pandemia de coronavírus e o decreto de isolamento social, as solenidades para este tipo de evento estão suspensas pelo Legislativo Estadual até segunda ordem.

Um dos projetos mais polêmicos no fim do ano passado foi aquele que concedeu o titulo de cidadã cearense à ministra Damares Alves. Após aprovado e sancionado pelo governador, a autora da proposta, Silvana Oliveira (PL), combinou uma data para realização da solenidade: 08 de abril, quarta-feira passada. No entanto, devido à pandemia que assola todo o País, o evento teve que ser suspenso, sem nova data para ser realizado.

Outros títulos de cidadania, que foram aprovados nos últimos meses, também já estão sancionados, aguardando apenas o momento adequado para que sejam entregues. Um deles concede título de cidadão cearense ao cardiologista José Nogueira Paes Júnior, natural do município de Itajubá, no Estado de Minas.

De autoria dos deputados Jeová Mota, Dr. Carlos Felipe, Elmano Freitas, Sérgio Aguiar, Evandro Leitão, Romeu Aldigueri, Nezinho Farias, Audic Mota, Érika Amorim e Marcelo Sobreira foi aprovado pela Casa Legislativa e sancionado pelo governador Camilo projeto de Lei que concede título de cidadão ao desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, presidente do Tribuna de Justiça do Ceará (TJCE). O magistrado é natural de Campo Maior, no Piauí.

Já Salmito Filho conseguiu aprovar título de cidadão para André de Freitas Siqueira, presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), que é natural de Recife, no Pernambuco. Todas as honrarias devem ser entregues ao término da pandemia, assim como o retorno das audiências públicas entre os parlamentares, que também estão suspensas.