Vereadores Marília do Posto e Esio Feitosa se filiaram à legenda, que conta, agora, com dois representantes na Câmara Municipal. Foto: Divulgação.

O Partido Socialista Brasileiro, PSB, outrora a maior legenda do Estado, quando do ingresso do grupo político liderado por Ciro e Cid Gomes no Ceará, há alguns anos tem se tornado uma legenda de pouca expressividade no cenário local. No entanto, com o ingresso do chefe da Casa Civil, Élcio Batista, e fortalecimento a partir da filiação de ex-vereadores e parlamentares de mandato, a sigla pretende dar um novo salto na disputa eleitoral.

Conforme publicado no Blog do Edison Silva, Élcio Batista filiou-se ao PSB a partir de diálogo entre o presidente estadual da legenda e o governador do Estado, Camilo Santana, que tem o controle do grêmio no Ceará. Batista tem algumas opções pela frente. Pode ser o nome a Vice ou até mesmo, ser o indicado da base governista para disputar a sucessão do prefeito Roberto Cláudio.

Em 2014, na disputa para o Governo do Estado, quando todos achavam que o grupo da base indicaria algum nome do PROS (partido dos Ferreira Gomes à época), o escolhido foi Camilo Santana, do Partido dos Trabalhadores, o que pegou a todos de surpresa.

Além da filiação de Élcio Batista, o PSB também conseguiu atrair diversas lideranças locais, ex-vereadores e até parlamentares com mandato para a disputa na Câmara Municipal de Fortaleza. A intenção do partido é eleger alguns quadros, já que muitos dos pretensos postulantes, mesmo distantes da Casa Legislativa estiveram atuando em suas comunidades.

Além dos ex-vereadores, o líder do Governo, Esio Feitosa foi a aquisição mais recente do PSB. Muitos olharam com desconfiança o ingresso do ex-pedetista no grupo. Feitosa, por outro lado, disse ao Blog que se identifica com as diretrizes do partido. Além dele, a vereadora Marília do Posto (ex-PRP) foi outra que se filiou à legenda socialista.

Ex-vereadores

Os ex-vereadores Alípio Rodrigues, Jaime Cavalcante, Heitor Holanda e Carlinhos Sidou também são filiados ao PSB. Somam-se a eles outros quadros com potencial de votos como Eudes Bringel, Fábio Rubens, Célio Rodrigues, Josivan e Léo Couto, este, presidente do PSB/Fortaleza e filho do ex-vereador José Maria Couto, que já presidiu a Câmara Municipal de Fortaleza.

O partido está confiante na eleição de novos quadros para a Casa Legislativa, nas eleições municipais que se avizinham. A agremiação deu um salto de 200% na representatividade do Legislativo Municipal da Capital cearense. Saiu de nenhum membro para dois, tendo o líder do governo Roberto Cláudio, o vereador Esio Feitosa, como seu principal representante.