Reunião entre governadores do Nordeste com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, realizada na tarde desta quarta-feira (29). Foto: Ascom/Gov.CE.

O governador do Ceará, Camilo Santana se reuniu nesta quarta-feira (29) com o ministro da Saúde, Nelson Teich, e os demais governadores do Nordeste para avaliar as ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus na região. O encontro, que durou cerca de 1h30 e foi realizado por videoconferência, contou ainda com a participação do corpo técnico do Ministério e de secretários estaduais de Saúde.

Em sua fala, o governador do Ceará agradeceu ao ministro pela habilitação de 140 leitos de UTI, na última segunda-feira (27), e solicitou a habilitação do restante dos leitos de terapia intensiva e de enfermaria que já estão em funcionamento no Ceará.

No total, o Governo do Estado abriu 398 leitos de UTI e cerca de 600 de enfermaria, incluindo a aquisição de dois hospitais particulares – Leonardo da Vinci e Batista – exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Camilo Santana solicitou ao ministro, ainda, a urgência no envio de respiradores, equipamento fundamental para a abertura de novos leitos de UTI. “A nossa luta tem sido em ampliar a rede de saúde e abrir os leitos, já que muitos pacientes têm chegado em estado avançado e necessitam de UTI, principalmente com respirador. Essa questão dos respiradores tem sido a maior angústia dos governadores. Fizemos uma compra grande de respiradores de fora do Brasil (700 unidades) e, infelizmente, ainda não conseguimos trazer nenhum. Estamos dependendo muito desse apoio por parte do Ministério”, citou.

O governador do Ceará também falou sobre a necessidade do apoio com a contratação de pessoal e a reavaliação na distribuição dos recursos enviado aos estados. “Nessas contratações que o ministério está realizando solicito a urgência de disponibilizar o pessoal já contratado para alocação em Fortaleza e no estado do Ceará. Também quero lembrar um ponto que coloquei no relatório, que é a reavaliação dos recursos que estão sendo enviados para o enfrentamento da pandemia”, disse Camilo Santana.

Ao final da reunião, o ministro Nelson Teich informou que o corpo técnico do Ministério ficará em contato com os secretários de Saúde para avaliar a demanda de cada estado nordestino. “Agradeço ao apoio do Ministério e reitero a importância de estarmos sempre unidos, dialogando, com o único objetivo de proteger a população”, afirmou Camilo Santana.

Decisão

O Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Ministério Público Federal (MPF) obtiveram nesta quarta-feira (29) liminar garantindo a entrega de 94 respiradores adquiridos pelo Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. A empresa, que tem sede em Cotia (SP), deixou de entregar os respiradores destinados a equipar unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em território cearense. De acordo com a Intermed, as máquinas teriam sido retidas pelo Ministério da Saúde. “Essa decisão foi uma grande vitória para o Ceará”, citou o governador Camilo Santana.

Fonte: Ascom/GOV.CE.