Aumento do uso de internet durante a pandemia gerou também evolução dos crimes virtuais. Foto: Divulgação.

Em decorrência do aumento considerável do uso da Internet para resolver problemas cotidianos durante o período de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, aumentaram também os crimes no ambiente virtual.

Ciente do problema, o Governo do Estado do Ceará deve encaminhar à Assembleia Legislativa do Ceará mensagem que cria a Delegacia Contra Crimes na Internet, é o que informa o deputado Acrísio Sena (PT).

Segundo o parlamentar, o governador Camilo Santana já concordou com a ideia e deverá encaminhar matéria nesse sentido para votação na Casa legislativa. “Já está nas mãos do delegado geral da Polícia Civil, Marcos Rattacaso, a proposta de criação de uma delegacia de crimes cibernéticos”, afirmou.

“Roubo de dados pessoais, exposição de mulheres e crianças, além de fake news tornaram-se rotineiros. Nosso mandato já realizou audiência pública para debater o assunto com especialistas e Polícia Civil”, explicita Acrísio, que defende a atuação em conjunto do Executivo, Legislativo, Judiciário, além do Ministério Público, para combater estes crimes de forma sistemática.