O chefe da Casa Civil do governo do Estado é muito próximo do governador Camilo Santana (PT). Foto: Divulgação.

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). A articulação foi feita pelo presidente do PSB/Ceará, deputado federal Denis Bezerra, em diálogo com o governador Camilo Santana. A confirmação, porém, só foi dada no início da tarde desta sexta-feira (03), prazo final para filiações partidárias daqueles que queiram concorrer às eleições de 2020.

O novo pessebista é tido como um dos nomes da base governista que podem disputar a Prefeitura de Fortaleza no pleito deste ano. Além de Élcio, também estão sendo cotados como eventuais postulantes, o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, o deputado estadual Salmito, o secretário do Governo da Prefeitura de Fortaleza, Samuel Dias. Outros nomes também figuram como menos intensidade na lista dos especuladores.

O nome da vice-governadora, Izolda Cela, também foi aventado por partidários da gestão. De todos os nomes cotados, Élcio Batista é aquele que tem maior proximidade com o governador Camilo Santana, uma vez que é o chefe da Casa Civil. De acordo com o presidente municipal do PSB, Léo Couto, o novo filiado é um quadro que tem envergadura para disputar eleições majoritárias na Capital cearense.

No entanto, Léo ressaltou que o momento não é de se discutir nomes para a disputa eleitoral, uma vez que o Estado passa por um processo de pandemia por conta do coronavírus. Segundo Couto, muitos partidos queriam o chefe da Casa Civil em seus quadros, mas venceu aquele que tem maior proximidade ideológica com Élcio.

“O segundo mandato do governador Camilo Santana está sendo muito difícil para ele e vemos o quanto o Élcio Batista ajuda o governador neste processo. Então, ele é um belo quadro, com envergadura, para disputar qualquer cargo pela frente”, disse Léo Couto.

Iguatu

Além da Capital, o PSB de Iguatu contou com a filiação do engenheiro civil, Ilo Neto, filho do deputado estadual Agenor Neto, um dos nomes na disputa municipal neste ano. A eleição em Iguatu também promete ser acirrada, uma vez que, recentemente, a ex-deputada estadual, Mirian Sobreira, se filiou ao Partido dos Trabalhadores. Ela ou um dos filhos, com destaque para o deputado Marcos Sobreira (PDT), deve ser a escolha do grupo político de oposição local para as eleições majoritárias no município.

Agenor Neto, porém, resolveu ficar no MDB. No entanto, o grupo político do qual ele faz parte tem três pré-candidatos a prefeito em Iguatu: Aderilo Alcântara, ex prefeito e atual secretário-executivo da Secretaria dos Recursos Hídricos e presidente PSB de Iguatu; José Ilo Neto, engenheiro e novo filiado ao PSB, e o próprio Agenor Neto.

Sobre as consequências dessa decisão veja o comentário do jornalista Edison Silva: