Videoconferência do governador com parlamentares durou 7 horas. Foto: Governo do Estado.

O governador Camilo Santana esteve reunido virtualmente com 37 deputados estaduais cearenses, nesta quarta-feira (15). O encontro durou cerca de 7h e contou também com a presença do secretário da Saúde, Dr. Cabeto.

O Governo do Estado apresentou as ações que estão sendo tomadas no combate à pandemia. O secretário Dr. Cabeto explicou algumas destas ações, tirou dúvidas dos deputados e ressaltou a dificuldade de conseguir insumos, ressaltando, porém, que o governo não tem medido esforços nesse sentido.

O governador aproveitou para enfatizar aos deputados sobre a importância de reforçarem com a população a questão do distanciamento social, tanto na capital quanto no interior do estado. “Essas medidas (de isolamento social) são muito importantes para que a gente retarde o aumento da curva e não estrangule o sistema de saúde. Tenho colocado desde o início que nossa prioridade é preservar e garantir a vida dos cearenses. Todas as nossas ações tem sido tomadas com base no que diz a ciência”, afirmou Camilo Santana.

Sugestões serão analisadas

Na sequência, os parlamentares apresentaram sugestões de ações a serem tomadas nesse período de pandemia. Camilo ficou de analisar as propostas dos parlamentares, juntamente com o comitê formado para o combate ao coronavírus. “Todas as sugestões recebidas foram registradas, serão avaliadas e daremos resposta através do presidente da Casa (deputado José Sarto), que tem participado diariamente de reuniões conosco, nos comitês”, afirmou.

Mensagens à Assembleia

Camilo informou que enviou duas novas mensagens à Assembleia Legislativa. Uma delas trata de contenção de gastos do Governo do Estado durante este período de isolamento social. A outra da criação de uma ajuda financeira de R$ 80 aos alunos da rede pública estadual de ensino, beneficiando 432 mil alunos. “Este valor poderá ser usado compensando um pouco a falta da alimentação que alguns tinham no colégio, ou mesmo na forma de outro gasto que seja considerado mais emergencial”, explicou o líder do governo na Assembleia, deputado Júlio César Filho (Cidadania).

O presidente Sarto informou que convocará os deputados para nova sessão deliberativa remota nesta sexta-feira (17) para tratar das mensagens. “Aqui todos nós pensamos no coletivo, nos cearenses. Nesse momento não existe situação ou oposição”, disse Sarto.

Área rural

Ainda durante o encontro, o governador informou aos deputados estaduais que também incluirá as famílias de baixa renda do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), da área rural do estado, na isenção do pagamento da conta de água e esgoto. “Já autorizei a Cagece a incluir essas 123 mil famílias rurais no benefício, que terão suas contas pagas pelo Governo do Estado nos próximos 90 dias”, disse Camilo Santana.