Guimarães é líder do bloco da Minoria e Figueiredo da Oposição. Foto: Divulgação.

Os deputados federais do Ceará, André Figueiredo, do PDT, e José Nobre Guimarães, do PT, depois de muito embate, foram escolhidos, respectivamente, liderança da Oposição e do bloco da Minoria, na Câmara dos Deputados. As duas funções, depois da deliberação feita pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), terão a mesma relevância no papel institucional que lhes cabe.

A escolha dos cargos gerou mais um atrito entre pedetistas e petistas. Em rede social, o deputado federal André Figueiredo afirmou que o PDT tem muita diferença de postura com o PT, “no trato e no respeito com os outros partidos” do campo de oposição. No entanto, em conversa com o Blog do Edison Silva, o parlamentar ressaltou que “depois da crise da semana passada” tudo está tranquilo entre as duas partes.

A Oposição na Câmara dos Deputados conta com um total de 132 parlamentares. Mas de acordo com Figueiredo, este número pode ser maior, visto o número de legendas que não estão alinhadas com o Governo Federal.

“Temos que trabalhar na perspectivas do crescimento e aprovar leis que garantam resultados concretos para o Brasil. Temos convicção que podemos contribuir juntamente com outros partidos que não querem deixar o Brasil parar”, afirmou o parlamentar.

José Nobre Guimarães, novo líder da Minoria, terá como meta principal neste primeiro momento, construir unidade entre a oposição. O petista, porém, também pretende se aproximar de partidos do Centro, que não estão alinhados com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

“A oposição que faremos ao governo Bolsonaro é do tamanho das medidas anti-povo que ele tem tomado. São ações que têm prejudicado fortemente a vida dos nordestinos, em especial, mas também de todos os brasileiros”, defendeu.