Vereadores da Câmara de Fortaleza durante o discurso do prefeito Roberto Cláudio. Foto: Miguel Martins.

Na abertura dos trabalhos do último ano de seus mandatos, os vereadores de Fortaleza demonstraram preocupação com demandas da população que ainda não foram atendidas, e que podem definir o futuro eleitoral deles. Em período de eleições, a tendência é que os trabalhos no Plenário Fausto Arruda fiquem cada vez mais esvaziados, enquanto que aliados e opositores do prefeito Roberto Cláudio vão às ruas em busca de votos.

De acordo com o presidente do legislativo municipal, o vereador Antônio Henrique (PDT), ele vai buscar diálogo diário com seus pares para evitar que os trabalhos na Casa sejam prejudicados. Conforme informou ao Blog do Edison Silva, a orientação que tem dado é para se conciliar os trabalhos no plenário, de terça-feira à quinta-feira, pela manhã, com visita às bases eleitorais no período da tarde e nos dias em que não tenham sessões deliberativas.

“Temos que enfrentar o processo eleitoral sem prejudicar os trabalhos na Câmara Municipal”, orientou o chefe do legislativo. Gardel Rolim (PDT) vai na mesma linha de Henrique, e destacou que sua maior preocupação é fechar ano concluindo os projetos que apresentou, além das demandas das comunidades que já estão orçadas pela gestão do prefeito Roberto Cláudio.

“A gente tem que correr atrás para finalizar. Este é o último ano do mandato e o que prometemos temos que concluir”, disse ele. A preocupação em aprovar e entregar demandas populares é maior até do que aquela que diz respeito às mudanças nas regras eleitorais. Para os vereadores ouvidos pelo Blog, o fim das coligações proporcionais, por exemplo, é mais uma alteração na organização da Lei. Para eles, a espinha dorsal do processo não muda.

Renan Colares (PDT) destacou que a eleição deve ocorrer somente no segundo semestre, e até lá os debates devem fluir normalmente na Casa. “Com a retomada dos trabalhos, vamos buscar melhorar as leis, apresentar projetos e iniciar um novo debate na Casa”, afirmou.

O líder do Governo na Câmara Municipal de Fortaleza, Ésio Feitosa (PDT), destacou que o desafio da liderança neste último ano será defender o legado do prefeito Roberto Cláudio, construído nos últimos anos. “Temos ainda um ano pela frente, com muita coisa para entregar. A Câmara, como uma casa política, reverbera o que se comenta na cidade. Certamente, a oposição tentará desconstruir este legado, mas estaremos sempre vigilantes para não permitir que este tipo de discurso prospere”, disse.

Produção legislativa

O veterano Didi Mangueira (PDT), ressaltou que tem acompanhado a Casa por cinco mandatos destacando que em todo período eleitoral, a maioria dos vereadores consegue separar as discussões eleitorais dos debates propositivos pela cidade. “Vamos fazer um debate da gestão e procurar manter um mandato visando a produção legislativa. Acredito que todos farão isso”, defendeu.