Leonardo Araújo é o novo presidente do colegiado. Foto: ALECE.

A Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa elegeu, na semana passada, um novo presidente: o deputado Leonardo Araújo (MDB). Antes de iniciar os trabalhos, o colegiado já está sendo demandado por parlamentares e instituições externas à Casa que querem discutir a paralisação dos policiais e bombeiros militares no Ceará.

Como o grupo ainda não se reuniu para deliberar sobre as demandas que foram protocoladas, provavelmente, a discussão ficará somente para março. Isso porque esta semana será totalmente perdida em razão do feriado do Carnaval, visto que a tendência é que o Legislativo passe a funcionar somente a partir da quinta-feira (27).  O novo presidente da comissão, Leonardo Araújo, sequer definiu o calendário de reuniões do colegiado.

Um dos requerimentos encaminhados para a Comissão de Defesa Social é de autoria do deputado Audic Mota (PSB), e requer realização de reunião extraordinária, em caráter de urgência, para constituição de uma comissão temporária, que deve ser responsável pela retomada do diálogo sobre reestruturação remuneratória da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado.

Segundo o pessebista, é preciso melhor aprofundamento do projeto do Governo do estado que trata da reestruturação salarial dos agentes de Segurança Pública. O parlamentar pede ainda, que o pedido de audiência pública tramite em regime de urgência.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará também propôs criar uma comissão especial de observadores para acompanhamento da apuração dos fatos decorrentes dos conflitos ocorridos em razão das manifestações de bombeiros e policiais militares. A portaria é assinada pelo presidente da OAB, José Erinaldo Dantas Filho.

Outros entes federais, como ministros da República devem vir ao Ceará para discutir o tema com o governador do Estado, Camilo Santana, e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.