O último boletim médico do Hospital do Coração de Sobral, no início da noite desta quarta-feira (19), dizia que o senador Cid Gomes encontrava-se “lúcido e respirando sem auxílio de aparelhos”. Ele tinha sido vítima, horas antes, de dois tiros desferidos por policiais amotinados no quartel da Polícia Militar em Sobral, após tentar derrubar com um trator uma grade que isolava o prédio onde estavam os policiais que paralisaram suas atividades, reclamando melhoria salarial. A família, embora a situação do senador não inspirasse cuidado, discutia sobre sua vinda para Fortaleza, para continuar com o tratamento.

Segundo relato médico,”Cid Gomes recebeu dois projéteis: um dos projéteis bateu na clavícula e saiu. O outro entrou no pulmão. O paciente não teve nenhum choque hipovolêmico de causa cardiovascular”. Cid chegou a Sobral pouco depois das 16 horas desta quarta-feira (19). Antes da viagem, ainda em Fortaleza, ele publicou um vídeo criticando o movimento grevista dos policiais e conclamando os sobralenses a esperá-lo no Aeroporto da Betânia, para iniciarem um protesto pelas ruas da cidade e garantir segurança aos moradores. Veja:

Já em Sobral, Cid Gomes falou, ainda no aeroporto, em cima de um caminhão, para os que atenderam à sua convocação. Voltou a criticar os policiais. Veja:

Após percorrer algumas ruas da cidade de Sobral, Cid Gomes foi até o quartel da Polícia Militar onde estavam amotinados alguns policiais e familiares. Com um megafone ele pediu que os policiais liberassem os familiares que também estavam em frente ao quartel. Chegou a dar um prazo de cinco minutos para a desocupação do local. Veja:


Não sendo atendido, Cid Gomes, dirigindo um trator, empurrou com a máquina a grade de proteção, forçando o portão do quartel. Foi aí, então, que ele foi atingido por dois disparos. Veja: