Davi de Raimundão defende a necessidade do estudo nas salas de aula sobre cuidado com os animais. Foto: ALECE.

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Ceará projeto de Lei do deputado Davi de Raimundão (MDB), que quer obrigar todas as escolas do ensino básico do estado do Ceará a ofertarem matéria sobre cuidados com os animais domésticos e de rua em seus currículos. De acordo com a proposta, o ensino sobre o tema pode fazer parte da disciplina Ciências ou Educação Ambiental.

Segundo ele, a Educação Ambiental é área de conhecimento”normalmente tratada como um tema de caráter transversal ou interdisciplinar”. A matéria diz que as escolas poderão realizar campanhas públicas junto à sociedade através dos diversos canais de comunicação: rádio, tv, jornal, cartazes, in loco – nas escolas, dentre outros meios, visando integrar o universo teórico com o mundo prático dos alunos.

“É crescente o número de ocorrências sobre maus tratos aos animais. Do mesmo modo, a falta de prevenção e cuidado aos animais domésticos e de rua geram grandes problemas; além de crimes, são também vetores para disseminação de doenças, dentre outras”, justifica o emedebista.

De acordo com o deputado, o conteúdo das campanhas deverá sensibilizar e informar sobre a importância do bem estar e desenvolvimento em sociedade. O texto defende que o Estado, junto com o Município, poderá realizar parcerias com entidades públicas e privadas para viabilizar, de forma mais ampla possível, os conteúdos da lei.

“Tratar a temática dentro e fora da escola, além de se configurar como um importante instrumento para a minimização de tais problemas, busca, também, promover maior sensibilização aos alunos e a sociedade como um todo sobre a causa animal”. – (Davi de Raimundão)