Presidente José Sarto analisou o ano na Casa e o trabalho na presidência. Foto: ALECE.

Como já virou tradição no Legislativo estadual, às vésperas do recesso parlamentar o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), fez um balanço das atividades do Poder Legislativo em 2019.

Sarto utilizou três tempos do primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (20). Ele destacou o trabalho de modernização que o Poder Legislativo vem passando. “Estamos em um grande processo de reestruturação e modernização do Poder Legislativo, criando cargos por lei para dar maior transparência às atividades”, salientou.

O presidente destacou que a Casa aprovou a realização de concurso público, abrindo 100 vagas em 16 áreas do conhecimento, como Direito, Ciências Contábeis, Administração, Engenharia, Arquitetura, Tecnologia da Informação, entre outras. Em conversa com a imprensa, ele garantiu que o edital do concurso público para a Casa sairá já no início de 2020. “Vamos fazer esse concurso, em que 70% das vagas vão ser para nível superior e 30% para nível médio, para cargos de técnicos e analistas legislativos, procurando responder a um anseio do servidor da Casa”, ressaltou.

Ainda tratando de questões internas, Sarto lembrou que houve uma reforma na tabela de vencimentos de todos os servidores do quadro efetivo da Assembleia, assinalando que todos tiveram algum tipo de benefício com aumento nos contracheques. Sobre o novo Regimento Interno, garantiu que está próxima a sua conclusão, tendo sua finalização sido adiada por ser uma matéria muito detalhista e pela entrada de importantes discussões, como a Reforma da Previdência. “Não conseguimos concluir, mas a comissão que trata do regimento já comunicou que o projeto de reforma está perto de chegar à Mesa Diretora para que possamos trazê-lo para a pauta já no reinício dos trabalhos legislativos, em fevereiro”, anunciou.

O deputado lembrou e exaltou o sucesso do Concurso Ao Pé da Letra, um jogo de soletração realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. A intenção é ampliar o projeto em 2020.

Sarto enalteceu as celebrações por conta dos 30 anos da Constituição Estadual e lembrou da realização da primeira sessão itinerante desta legislatura, realizada em Juazeiro do Norte. “Esta Casa tem tido um recorde de discussão e aprovação de matérias, sendo papel do Parlamento debater o mundo moderno e compreender o pensamento diferente”, finalizou.

Apartes

Após o pronunciamento do presidente, todos os deputados presentes fizeram apartes elogiosos a Sarto. Para a deputada Augusta Brito (PCdoB), a parceria com a Presidência da AL foi importante para ações como a Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher, que visitou 10 escolas e teve participação de mais de dois mil estudantes, e a continuação dessa ação juntamente com a Campanha do Laço Branco.

Deputados de oposição e situação elogiaram a conduta de Sarto na presidência da Casa. Foto: ALECE.

O deputado Acrísio Sena (PT) também agradeceu o apoio dado à Comissão de Meio Ambiente e ressaltou a atuação republicana de Sarto. Acrísio fez algumas sugestões, como a realização de um estudo para garantir a chegada da rádio FM Assembleia aos 184 municípios do Ceará. Ao destacar o projeto que prevê adaptações na AL para garantir 100% de acessibilidade a pessoas com deficiência, ele solicitou que, no próximo concurso da Casa, seja criada uma vaga para intérprete de Libras.

A condução dos trabalhos da Presidência da Casa foi destacada pela deputada Érika Amorim (PSD), apontando a seriedade e disponibilidade de Sarto em colaborar com os trabalhos da Comissão de Infância, que é presidida pela parlamentar.

Bruno Pedrosa (PP) também falou sobre a experiência política de José Sarto, e o líder do Governo, deputado Júlio César Filho (Cidadania), lembrou sua atuação anterior, na Câmara Municipal de Fortaleza e na liderança do Governo na AL. “Sua atuação é elogiada por todos, porque é objetivo, sincero, sem perder a humildade. Isso deixará uma marca bastante positiva para o Parlamento”, pontuou, Júlio César Filho.

A atenção dada aos servidores, o Plano de Cargos, Carreiras e Salário e a realização de um concurso público pela Assembleia Legislativa em 2020 foram lembrados pelos deputados Fernando Santana (PT), Elmano Freitas (PT) e Carlos Felipe (PCdoB). Eles ressaltaram a importância de valorizar os trabalhadores do Parlamento cearense e entender suas demandas.

Os deputados Nizo Costa (PSB) e Davi de Raimundão (MDB) lembraram a realização da primeira sessão itinerante, em Juazeiro do Norte, e enfatizaram que a ação aproxima o Parlamento da população e fortalece o trabalho da Casa.

O deputado Audic Mota (PSB) agradeceu José Sarto pela missão de presidir a Comissão de Regimento Interno da Casa e afirmou que “esse será um dos grandes marcos da gestão atual”.

Walter Cavalcante (MDB) elogiou a articulação de José Sarto com outras casas parlamentares, por meio do Colegiado de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste (ParlaNordeste).

Os deputados Agenor Neto (MDB), Fernanda Pessoa (PSDB), Oriel Nunes Filho (PDT) e Guilherme Landim (PDT) destacaram o apoio e suporte às comissões da Casa. Eles ressaltaram que todos os parlamentares da Casa são tratados de forma igual pela Presidência da AL, mesmo quando têm posições políticas divergentes. “As diferenças eleitorais em outros municípios não influenciam na relação com os parlamentares. Isso demonstra que o presidente tem compromisso com a sociedade”, pontuou o deputado Leonardo Araújo (MDB).

O deputado Nezinho Farias (PDT) declarou que a Presidência da Casa “tem como marca a confiança, transparência, credibilidade, bom senso e consenso”. Antônio Granja (PDT) ressaltou que acompanha José Sarto como parlamentar há 20 anos e que ele é um “presidente sereno, responsável, que vem se conduzindo de maneira ímpar. “Nada faltou em termos de apoio para trabalharmos da melhor forma possível”, disse.