Queiroz Filho pretende apresentar emendas que beneficiem professores estaduais. Foto: ALECE.

O deputado governista, Queiroz Filho, afirmou que não condiz com a realidade a narrativa de que seu partido, o PDT, é contra qualquer Reforma da Previdência. Segundo disse, a sigla tem sua proposta de Reforma e só foi contrária ao que foi apresentado  pelo Governo Bolsonaro. De acordo com o pedetista, apesar de “maléfica”, a proposta do governador Camilo Santana é necessária.

“A rigor eu não tenho dúvida de que a Reforma da Previdência é necessária. Tem que ser feita, porque minha responsabilidade não é somente com o hoje, mas pensar no futuro das pessoas que vão precisar se aposentar. Não somente para ser demagogo, dizer que é contra só pra ficar bem”, disse.

‘Maléfica”

Segundo disse, nos últimos dias ele estudou as reformas apresentadas: pelo Governo Bolsonaro, a última aprovada por Camilo Santana, na Legislatura passada; e a ideia de proposta do PDT. De acordo com o pedetista, alguns pontos podem ser melhorados nas matérias encaminhadas pelo Poder Executivo.Temos que permitir que a Reforma não seja tão maléfica e que tenha sustentabilidade financeira ao longo do tempo”.

Queiroz lembrou, ainda, que o Estado pode ficar comprometido caso não aprove as matérias até o fim do primeiro semestre do próximo ano, pois comprometerá os financiamentos da gestão, que poderá ficar inadimplente. Outra preocupação diz respeito àquelas pessoas que estão perto de se aposentar e podem ser pegas de surpresa. Portanto, ele defende um período de transição para não atingir quem está próximo da aposentadoria.

 Professores

“Outro ponto que estou avaliando são os professores. Queria ponderar e fazer um estudo completo para fazermos uma regra diferente para os professores. A atividade intelectual, é comprovado cientificamente, às vezes é mais cansativa do que a atividade física. Por isso eu queria articular uma ideia que seja menos injusta” , disse Queiroz Filho.

Segundo afirmou, muitos têm dito que o PDT se coloca contra a Reforma da Previdência em nível federal, mas no Estado estaria favorável à proposta. No entanto, ele apontou que esta narrativa não condiz com a realidade. “Sempre foi dito que o PDT é a favor de uma reforma, não a que foi apresentada pelo Governo Federal. É por isso que penso em apresentar uma sugestão aqui”.