A autora da proposta defende interação entre os jovens. Foto: Agência Brasil.

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram projeto de Lei que institui o dia 21 de junho como o Dia do Skate. A autora da proposta, vereadora Priscila Costa (PRTB), afirmou que o objetivo da matéria é “valorizar a prática desse tipo de entretenimento esportivo, valorizando essa atividade do skateboarding, que se faz ao ar livre entre a juventude”.

O 21 de junho foi escolhido pela vereadora como a data do Dia Municipal do Skate para acompanhar a Comemoração Internacional do Skate, realizada nesta data em diversos países. Em justificativa, Costa afirma que já acontecem em Fortaleza, reuniões de atletas do município e de várias cidades do Estado, anualmente.

“Por ser o maior do Norte e Nordeste do Brasil, atrai atletas dos estados vizinhos, com o intuito de comemorar o dia de se andar de skate”, defendeu na proposta.

A ideia da parlamentar é retirar os jovens de dentro de casa para praticarem esporte, que segundo disse, promove interação entre a juventude. “A ideia é promover a cultura e criatividade, através desse esporte, que tem tirado muitos jovens da ociosidade”.

O projeto de Lei foi aprovado em discussão única, e depois de publicado pelo prefeito Roberto Cláudio no Diário Oficial do Município (DOM), passará a vigorar.

Concurso

Os vereadores também aprovaram projeto de Lei do Governo Municipal que cria 600 cargos efetivos para o Instituto Dr. José Frota (IJF). Após publicação da matéria no DOM, a Prefeitura apresentará edital para realização de concurso para preenchimento vagas na área da Saúde. A matéria foi aprovada em regime de urgência, em primeira e segunda discussões.