Larisas Gaspar (ao centro), durante filiação ao PT de Fortaleza. Foto: CMFor.

A vereadora Larissa Gaspar, que recentemente retornou para os quadros do Partido dos Trabalhadores (PT), conseguiu reunir assinaturas suficientes para conceder título de cidadania fortalezense ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, em 1999, ou seja, há vinte anos, o então vereador Nelson Martins, também do PT, apresentou matéria de mesmo teor, já sancionada, publicada e desde então Lei.

Ou seja, Lula, há vinte anos, já é considerado cidadão de Fortaleza. Mas Larissa Gaspar desconhecia a honraria dada ao ex-presidente, assim como os demais vereadores que assinaram o pedido de tramitação da matéria. Em justificativa, a parlamentar destaca os programas e projetos criados por Lula no exercício da presidência, que segundo disse, “trouxeram grandes conquistas para os fortalezenses e para a cidade de Fortaleza”.

“A colaboração do ex-presidente foi fundamental para a execução de importantes projetos de nossa cidade como o Vila do Mar, os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCAs) e o Hospital da Mulher, além de outras ações de infraestrutra urbana, moradia e esgotamento sanitário desenvolvidas através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. O Fome Zero e o Bolsa Família tiveram forte impacto na diminuição da desigualdade social e na garantia da dignidade para milhares de famílias fortalezenses” – Larissa Gaspar.

Alguns vereadores da bancada religiosa da Casa, inclusive, já se insurgiram contra a suposta matéria de Gaspar nas redes sociais. O vereador Odécio Carneiro (SD), por exemplo, já iniciou levante através das mídias digitais. Disse que vai trabalhar para derrubar a proposta, que sequer iniciou tramitação.

 “Vereadores do PT estão colhendo assinaturas para dar título de cidadania fortalezense ao líder bandido da esquerda, ‘Lularápio’ da Silva. Isso é uma afronta ao cidadão de bem de Fortaleza. Um elemento que acabou de sair da cadeia por uma decisão esdrúxula do Supremo Tribunal Federal. Vamos dar título de cidadão de Fortaleza para qualquer marginal? Vamos trabalhar para derrubar essa proposta” – Odécio Carneiro.

O Blog do Edison Silva entrou em contato com o Departamento Legislativo que confirmou que Lula já é cidadão fortalezense desde 1999, a pedido do então vereador Nelson Martins, hoje secretário de Relações Institucionais do Governo Camilo Santana.

Cidadão do Ceará

A matéria ainda não chegou a ser colocada na pauta de tramitação da Câmara Municipal de Fortaleza, mas a vereadora Larissa Gaspar informou ao Blog que já conseguiu as assinaturas suficientes para que a matéria seja pautada nas comissões.

Além de cidadão fortalezense há 20 anos, Lula já é cidadão do Ceará desde 2003, quando o ex-governador do Estado, Lúcio Alcântara, sancionou projeto de autoria do então deputado estadual Welington Landim concedendo título de cidadão cearense ao pernambucano, torneiro mecânico e à época presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.