Lula estava preso e foi solto há duas semanas após decisão do STF que o beneficiou. Foto: Divulgação.

Em janeiro de 2003, ou seja, há mais de 16 anos, o então governador do Estado, Lúcio Alcântara, sancionou e foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei que concedeu o título de cidadão cearense ao ex-presidente, à época recém-eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Passado todo esse tempo, correligionários do líder do Partido dos Trabalhadores (PT) querem, enfim, entregar a honraria ao petista, que nunca veio receber o título, embora tenha estado no Ceará em diversas oportunidades.

A iniciativa tem tomado forma nos últimos dias após matéria do Blog do Edison Silva, que mostrava que Lula já havia recebido título de cidadão de Fortaleza, em 1999, proposto pelo então vereador Nelson Martins, e em 2003 o título foi concedido pelo ex-deputado estadual Welington Landim, que faleceu em 2015.

Vereadora quer conceder título de cidadania fortalezense a Lula, mas o ex-presidente já é cidadão de Fortaleza

Lula está solto por decisão do juiz federal de Curitiba

A vereadora Larissa Gaspar (PT), na última semana, colheu assinaturas de alguns de seus colegas na Câmara Municipal de Fortaleza, para conceder título de cidadão a Lula. Mas conforme o Blog mostrou, proposta semelhante já havia sido aprovada na Casa em 1999.

O ex-presidente da República está preparando uma série de visitas a estados brasileiros, dentre eles o Ceará. Os correligionários de Lula querem realizar uma solenidade para, enfim, entregar o título de cidadão a ele durante estas incursões políticas.

O ex-presidente não veio receber a honraria concedida em 2003. Foto: Reprodução.

Filho de Welington Landim, o deputado Guilherme Landim confirmou à nossa reportagem que há um movimento no sentido de entregar o título para Lula. Segundo ele, porém, cabe ao PT organizar todo o trâmite para conceder a honraria à liderança maior do partido.

“Se o PT articular, vai ser um prazer imenso conceder o título de cidadão cearense ao ex-presidente. Fui prefeito (de Brejo Santo) e ele fez uma boa gestão com a gente. É dever de gratidão e quero estar junto nesta empreitada”, afirmou o pedetista.