O presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, Dias Toffoli, falou através da Assessoria de Comunicação da Presidência. Foto: no STF.

O Supremo Tribunal Federal, através da Assessoria de Comunicação da Presidência, publicou Nota à Imprensa no site do STF, nesta quinta-feira (14), explicando a posição do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, sobre a manchete, também desta quinta-feira (14), do jornal Folha de S.Paulo, na qual diz que o presidente do Supremo intimou ao Banco Central e obteve dados financeiros sigilosos de 600 mil cidadãos brasileiros. Vale lembrar que o STF não está funcionando nesses dois dias, quarta (13) e quinta-feira (14), devido a 11ª Reunião de Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Brasília, que impôs ponto facultativo a todos os órgãos localizados na Esplanada dos Ministérios ou em vias adjacentes.

Diz a nota da Assessoria de Comunicação da Presidência do STF: “O Presidente Dias Toffoli não comenta processo que tramita sob segredo de Justiça. Vale esclarecer que o STF não recebeu nem acessou os relatórios de inteligência financeira conforme divulgado pela imprensa”.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ministro Dias Toffoli determinou que o Banco Central lhe enviasse cópia de todos os Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) produzidos pelo antigo Coaf nos últimos três anos, tendo obtido, assim, acesso a dados sigilosos de cerca de 600 mil pessoas – 412,5 mil físicas e 186,2 mil jurídicas. O pedido foi feito dia 25 de outubro passado.