Soldado Noéli é autor de projeto que dispõe sobre aumento da idade mínima. Foto: Blog do Edison Silva.

O aumento da idade limite para concurso que possibilita o acesso à Polícia Militar do Ceará e ao Corpo de Bombeiros voltou a ser tema de debate nesta semana, na Assembleia Legislativa. Um projeto de Indicação foi aprovado na Casa tratando sobre o assunto, mas a gestão ainda não deu retorno sobre se acatará ou não a proposta.

O deputado Nezinho Farias (PDT) informou ao Blog do Edison Silva que há um interesse por parte do governador Camilo Santana de enviar um projeto para o Legislativo tratando sobre o aumento da idade mínima para ingresso em concurso militar. No entanto, ainda não há prazo para isso ocorrer.

Atualmente, para prestar concurso é preciso que o candidato esteja dentro dos requisitos que são apresentados no edital, dentre eles, a idade máxima de 29 anos e 11 meses. O projeto de Indicação aprovado na Casa é de autoria do deputado Soldado Noélio (PROS) e sugere o aumento da idade limite para 35 anos.

Em audiência pública realizada na quinta-feira (31), estudantes e militares cobraram aumento da idade mínima para ingresso em concurso. Ao evento compareceram apenas o presidente da Associação dos Profissionais da Segurança, o vereador de Fortaleza Sargento Reginauro; o presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Pedro Queirós, e o autor da proposta.

De acordo com Sargento Reginauro, que tem formação em Educação Física, a idade não interfere nas atividades exercidas pelos profissionais em qualquer uma das corporações. “A idade não é um obstáculo, basta que o indivíduo tenha um costume saudável e faça atividade física regularmente para realizar esta tão sonhada profissão por tantas pessoas”, ressaltou.