Deputada Augusta Brito cobrou uma maior participação das mulheres na vida política nacional. Foto: ALECE.

As deputadas Augusta Brito (PCdoB) e Dra. Silvana (PL) debateram sobre a participação das mulheres na política, durante a sessão plenária desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Ceará.

O assunto veio à tona quando Augusta Brito defendeu, durante o primeiro expediente, uma reflexão sobre o tema, sobretudo dentro dos partidos políticos. Segundo a parlamentar, mesmo com o aumento registrado nos últimos anos de filiações de mulheres em vários partidos, não há aumento na mesma proporção quando se trata de candidaturas e eleições.

De acordo com Augusta, este cenário provoca uma reflexão sobre as razões que levam as mulheres a se filiarem aos partidos, mas a participação de fato, como candidatas ou eleitas, não se concretiza. Ela apresentou dados sobre a participação feminina dentro das executivas de partidos no país, ressaltando que o PT é o partido com maior porcentagem de mulheres em sua executiva, chegando a 46%.  O Partido dos Trabalhadores é seguido pelo Psol e pelo PCdoB, respectivamente. “Estes dados são importantes para entendermos que o aumento da participação feminina na política tem que ser em todos os ambientes, em todas as formas de construção de candidaturas”, avaliou.

Augusta salientou que as mulheres precisam participar das decisões partidárias, até para saber quais as condições dadas de fato para que elas possam se candidatar com possibilidades de igualdade de disputa.

Aparte

Em aparte, a deputada Dra. Silvana considerou que a participação feminina na política é pequena por conta de outras responsabilidades que são atribuídas à mulher. “A mulher participa menos na política por motivos óbvios. Ela tem que criar seus filhos, participar da educação deles, então ela precisa fazer uma escolha pela sua casa”, comentou a deputada.

Para Silvana, não adianta incluir mulheres nas chapas eleitorais à força, somente por determinação da lei eleitoral. Se assim for, segundo ela, é possível que haja mais casos de candidaturas laranjas. A deputada defendeu que a mulher deve fazer a escolha prioritária pela edificação da família, pelo seu lar, para depois pensar na carreira política.

Curiosamente, o debate entre as parlamentares ocorreu em um momento que, dos seis deputados presentes na sessão plenária, quatro eram mulheres. Além de Augusta e Silvana, as deputadas Aderlânia Noronha (SD) e Patrícia Aguiar (PSD) compunham a Mesa Diretoria naquele momento, mas não se manifestaram.

Seminário

Por fim, a deputada Augusta Brito comunicou que há uma articulação para a realização de um seminário no dia 11 de março de 2020 para discutir o tema. “Pretendemos realizar um debate suprapartidário, junto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mulher, com a União dos Vereadores do Ceará (UVC) e a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), para incentivar e fortalecer a candidatura de mulheres”, concluiu.