Carlos Lupi ao lado do prefeito Roberto Cláudio e do deputado federal André Figueiredo. Foto: Blog do Edison Silva

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, esteve presente à convenção do partido na Assembleia Legislativa do Ceará, ao lado da deputada do Rio de Janeiro, Marta Rocha, e pré-candidata à prefeita daquela cidade. De acordo com ele, Fortaleza é prioridade para o partido em 2020, assim como o Ceará em 2022, com possível tentativa de Ciro Gomes à Presidência da República, mais uma vez.

Segundo ele, além de Fortaleza, outras 17 capitais brasileiras terão destaque na disputa eleitoral do próximo ano, dentre elas Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo  e Bahia. “Praticamente todas as capitais do Norte e Nordeste deverão ter candidaturas próprias”, defendeu.

Questionado sobre a possibilidade da deputada federal Tabata Amaral, ainda no PDT, ser escolhida como pretensa candidata à prefeita de São Paulo,como foi ventilado no início do ano, Lupi afirmou que, dentro do PD ela não é mais um nome para a disputa da Prefeitura de São Paulo. “A Tabata já se dispersou muito do PDT. Não é mais um nome dentro do partido. Estamos procurando outro nome”, afirmou.

Tábata Amaral, recentemente, entrou em confronto público com a principal liderança do PDT, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes. Ela chegou a desconhecer os atuais posicionamentos de Ciro Gomes atualmente. O senador Cid Gomes, inclusive, não acredita mais na possibilidade de permanência da deputada federal no partido. Tabata era tida pelos pedetistas como uma das relevantes forças da nova política no Congresso Nacional.