Deputado Apóstolo Luiz Henrique cobrou, durante pronunciamento, agilidade da Comissão de Educação com seu requerimento de realização de audiência pública sobre a existência de uma cartilha. Foto: ALECE.

O deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (PP) cobrou, durante pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (10), a aprovação do requerimento de sua autoria que solicita audiência pública, com os representantes das secretarias de Educação do Estado e do Município de Fortaleza, para tratar sobre o conteúdo abordado pelas escolas do Ceará. Presidente da Comissão de Educação, deputado Queiroz Filho (PDT), respondeu ao colega.

O pedido de audiência veio após acusações de que professores da rede pública de ensino estariam repassando aos alunos suposta cartilha ligada à sexualidade. Luiz Henrique ressaltou que a proposta tramitou normalmente na Casa, porém ainda não foi pautada na Comissão de Educação da Assembleia. “Na última reunião que houve do colegiado o meu requerimento não entrou na pauta e desde então, não acontece nenhuma reunião nesta comissão”, afirmou.

> Apóstolo Luiz Henrique explica pedido que fez à Comissão de Educação. Ouça:

 

O deputado solicitou, então, que Queiroz Filho pautasse o requerimento e realizasse a reunião para aprovação da proposição. “Faz quase um mês que a reunião do colegiado não acontece, mesmo tendo minha proposta para ser votada”, apontou o parlamentar, que também é membro da comissão.

Resposta

Queiroz lembrou que Apóstolo é membro da comissão, mas não costuma ir às reuniões. Foto: ALECE.

O deputado Queiroz Filho afirmou ao Blog do Edison Silva entender os motivos da solicitação do colega para que haja logo a reunião da Comissão de Educação da Casa. “É do meu maior interesse que essas reuniões ocorram. Por mim, haveria toda semana. Às vezes é um pouco difícil conciliar a agenda das comissões e a agenda também dos deputados”, explicou, sem deixar de cutucar em seguida. “O deputado Apóstolo Luiz Henrique, por exemplo, é titular da comissão e de todas as reuniões só veio uma vez. Então, a dificuldade que eu tenho às vezes é essa”, acrescentou.

Para ele, não parece haver sentido discutir algo (cartilha) que não existe, mas confirmou que dará seguimento à tramitação do requerimento. “Não quero nem entrar no mérito do processo, mas a gente tem que discutir algo que não existe? Mas, obviamente, vou colocar em votação para os colegas apreciarem. Às vezes me causa uma surpresa e me dá a impressão de que os colegas querem que tenha isso (referindo-se à suposta cartilha)”, afirmou.

> Queiroz Filho responde ao pedido do colega Apóstolo Luiz Henrique. Ouça:

 

Sugestão

Queiroz sugeriu uma visita às creches do Estado, algo que considera mais eficaz do que convocar secretários à Assembleia. “Querendo saber mesmo o que está acontecendo, a gente deveria ir visitar às creches, do que simplesmente chamar gente aqui para dizer que está ou não está tendo algo, até porque podem mentir para a gente. Eu me proponho a ir às creches. Vamos lá, vamos visitar, ver se tem essa loucura que estão dizendo que tem. Porque isso é um absurdo não só para a criança, como para os profissionais de educação das creches, como é que não estão agora? Sob a suspeição de que pode estar havendo essas questões de sexualização”, concluiu o parlamentar.