Deputado estadual Marcos Sobreira lamentou demora para votação da proposta. Foto: Edson Júnior Pio-AL

A exemplo do que aconteceu na Câmara Municipal de Fortaleza, que aprovou proibição de comercialização e consumo de canudos plásticos na Capital, o deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) vem tentando, desde fevereiro deste ano, aprovar projeto com o mesmo teor, mas com proibição para todo o Ceará. O parlamentar tem tido dificuldades para aprovar a proposta e, mais uma vez, levou a demanda para o plenário da Assembleia Legislativa, na sessão ordinária desta quarta-feira (25).

A matéria ainda precisa passar por, pelo menos, outras três comissões técnicas permanentes, mas, de acordo com a assessoria da Casa, está aguardando parecer do relator, o deputado Walter Cavalcante (MDB), desde o início do ano. O parlamentar informou ao Blog do Edison Silva que diversas entidades já estão cientes da proposta, inclusive, muitas se sensibilizaram com a importância da proibição da venda e consumo deste tipo de matéria.

Câmara Municipal aprova proibição de comércio de canudos plásticos em Fortaleza

Ele ressaltou que o impacto no preço desses produtos será mínimo, destacando que outros canudos podem ser utilizados pela população do Ceará, como aqueles biodegradáveis, comestíveis, de aço. Segundo disse, em Fortaleza mutos bares e restaurantes já estão adotando a prática de proibição do uso de canudos plásticos, principalmente, nas praias de Fortaleza.

Na Capital cearense, uma proposta de autoria do vereador Iraguassú Teixeira (PDT) foi aprovada, com uma abstenção, essa de Odécio Carneiro (SD) Marcos Sobreira, em seu pronunciamento, porém, não deixou de aproveitar para criticar a atual gestão de Iguatu, seu colégio eleitoral. Ele disse que a questão ambiental adotada pela atual Prefeitura “é uma vergonha”.