O ex-deputado Ferreira Aragão é um dos que têm vontade de retornar à Casa. Foto: Divulgação

Atualmente, na Assembleia Legislativa, um número recorde de sete suplentes está atuando na Casa no lugar dos titulares do mandato. Há muito tempo o Legislativo Estadual não tinha tantos nomes que não foram eleitos na disputa eleitoral passada. Acontece que tem mais gente querendo retornar à Casa.

Muitos ex-deputados que tentaram uma das 46 vagas na Assembleia são vistos pelos corredores da Assembleia Legislativa, geralmente tratando de assuntos referentes a seus partidos. Outros, porém, estão de olho na possibilidade de retorno à Casa no lugar dos titulares. Para isso é necessário muita conversa e articulação.

Os ex-deputados Mário Hélio (Patriota), Tomaz Holanda (PTC) e Anderson Palácio (Cidadania) são os mais vistos na sede do Poder Legislativo durante as sessões plenárias. Apesar de não estar visitando a Casa, o ex-deputado Ferreira Aragão (PDT) quer, também, ter o direito de atuar novamente no Parlamento cearense, nem que seja por apenas quatro meses.

O pedetista aguarda determinação do partido para que ele retorne à Casa no lugar de um dos titulares do mandato, que pode entrar de licença para, por exemplo, “tratar de assuntos pessoais”. A situação, porém, não é fácil, até porque muitos membros da legenda não querem abrir mão de sua atuação parlamentar.

Atualmente atuam no lugar dos titulares os seguintes suplentes: Davi do Raimundão (MDB), Edilardo Eufrásio (MDB), Gordim Araújo (PATRI), Lucílvio Girão (PP), Manoel Duca (PDT), Oriel Nunes Filho (PDT) e Tony Brito (PROS). Vale lembrar que os titulares não esperaram nem um ano para deixar suas funções em detrimento de um acordo partidário.

Ou seja, os eleitores de Agenor Neto (MDB), Bruno Gonçalves (PATRI), Bruno Pedrosa (PP), Leonardo Araújo (MDB), Osmar Baquit (PDT), Soldado Noélio (PROS) e Zezinho Albuquerque (PDT), não poderão contar com a participação dos parlamentares, que eles elegeram, nas discussões do dia a dia no legislativo cearense.