O vereador Márcio Martins está de licença para tratar de uma pneumonia. Rutimar Xavier será chamada para assumir cargo. Foto: Ascom/CMFor

É tendência mundial. A proibição do comércio de canudos plásticos, enfim, entra em votação na Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quarta-feira (10). A matéria já havia entrado na pauta de deliberação em junho passado, mas foi retirada a pedido do autor, o vereador Iraguassú Filho (PDT).

O parlamentar teve que convencer fornecedores e comerciantes fortalezenses da importância de se proibir o consumo deste tipo de objeto para tentar preservar o meio ambiente. A medida já foi adotada em muitas cidades mundo afora. O texto original recebeu cinco emendas, que foram aprovadas e também serão votadas, hoje, em discussão única.

Outros projetos também serão votados hoje, a maioria em redação final. Duas propostas do prefeito Roberto Cláudio que estavam na pauta desta terça-feira (10) não foram votados. A proposta que cria o Núcleo Gestor do Plano Diretor retornou para a comissão especial, uma vez que recebeu emendas.

Suplente

Outra matéria, que altera a Legislação de Uso e Ocupação dos Solos foi retirada pelo líder do Governo, Ésio Feitosa (PDT). Na sessão ordinária desta terça-feira um projeto de Lei do prefeito Roberto Cláudio também entrou na pauta do dia. A matéria cria o “Cartão Missão Infância” e seguiu para apreciação nas comissões técnicas.

Um requerimento do vereador Márcio Martins (PROS) solicita ausência da Câmara por um prazo de até 120 dias para recuperação de uma pneumonia bacteriana. No lugar do parlamentar deve ser chamada a primeira suplente da coligação, a ex-vereadora Ruthmar Xavier, que em 2016 disputou eleição pelo PR.

Assembleia Legislativa

Na pauta da sessão da Assembleia Legislativa entram em discussão somente projetos de Indicação, que têm uma relevância menor entre as propostas legislativas. Um deles, de autoria da deputada Érika Amorim (PSD), dispõe sobre a criação da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente – DCECA no Município de Caucaia/CE.

O deputado Tony Brito (PROS) apresentou proposta que dispõe sobre a transmissão ao vivo via internet, no portal da transparência, dos processos licitatórios realizados pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Estado do Ceará e dá outras providências.

Nelinho (PSDB) quer criar delegacias Especializadas de Proteção Animal do Estado do Ceará. Já Marcos Sobreira (PDT) apresentou proposta que cria um Consórcio de Segurança Pública dos municípios de Nova Olinda, Santana do Cariri e Altaneira para fins de implantação do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO), nessa Região.