Foto: Divulgação “Nas eleições de 2014, a dobradinha Wagner/Sabino elegeu Capitão deputado estadual e Cabo deputado federal”

Enquanto o prefeito Roberto Cláudio deve iniciar conversação mais efetiva sobre a disputa eleitoral em Fortaleza somente no próximo mês, outubro, o deputado federal Capitão Wagner (PROS), segue buscando apoio de legendas em torno de sua eventual candidatura a gestor da Capital cearense.

No início da noite desta segunda-feira (02), na Assembleia Legislativa, o parlamentar tinha agendado um encontro para receber o apoio oficial do Avante para sua postulação às eleições majoritárias de 2020. Este será o primeiro encontro público de Wagner e Cabo Sabino, presidente estadual da legenda aliada.

Em 2018, durante as eleições gerais, Sabino e Capitão Wagner entraram em atrito após, segundo comentários de aliados de ambos, o primeiro não ter cumprido acordo para se candidatar a uma vaga ao Legislativo Estadual já que o segundo pretendia ser deputado federal.

O resultado das urnas deu vitória a Capitão Wagner, que foi o deputado federal com maior número de votos em todo o Estado. Já Sabino não alcançou votação suficiente para ser reeleito à Câmara Federal, amargando uma derrota considerável que quase o tirou da vida pública.

Nos últimos meses, o ex-deputado se aproximou cada vez mais da gestão do governador Camilo Santana, inclusive, participando de eventos públicos ao lado do chefe do Executivo Estadual.

A direção nacional do Avante chegou a cogitar a saída de Sabino da presidência da legenda no Ceará, o que ainda não se concretizou.

A intenção de Sabino para 2020 é se candidatar a uma das 43 vagas a vereador de Fortaleza, desta vez apoiando, outra vez, Capitão Wagner. Apesar do aparente retorno de aliança entre os dois, o clima ainda não é de afagos. Além de Avante, Wagner deve contar com os apoios de PROS (seu partido), Podemos e PSC.

O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, ainda não fechou questão sobre as eleições de Fortaleza, mas Capitão acredita que a aliança com a legenda liberal é apenas uma questão de tempo.