Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique /Foto: Blog do Edison Silva

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou, nesta segunda-feira (05), o Seminário de Aperfeiçoamento Parlamentar, no hotel Gran Mareiro. O evento contou com a presença do presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), e dos presidentes da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edilberto Pontes.

O seminário foi aberto pelo presidente da editora Forum Conhecimento Jurídico, Luís Cláudio Rodrigues, que antecedeu Antônio Henrique, que destacou a importância da atuação do vereador a fiscalização das ações do Executivo e no avanço da legislação das cidades.

“É exatamente para que possamos oferecer um serviço cada vez mais relevante para a nossa cidade que preparamos esse evento”, afirmou Antônio Henrique. O presidente da CMFor discorreu sobre a necessidade de cada vereador se aprofundar nas causas sobre as quais legisla e de entender os limites de cada esfera do Poder Legislativo.

Após a fala do presidente da CMFor, iniciou-se o primeiro painel, com o tema Aperfeiçoamento para Exercício da Legislatura, com palestra do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais, Domingos Taufner, e do presidente do Legislativo Estadual, deputado José Sarto. A mediação ficou por conta do presidente do TCE do Ceará e PhD em Economia, Edilberto Pontes.

Sarto destacou a importância do vereador pelo contato direto com a população. “Sendo o município esse ente mais importante do conceito federativo, eu levo a mesma importância para o vereador. É o vereador que conhece efetivamente as dores e as dificuldades da população. o vereador é um misto de profissões. o vereador é um pouco de tudo”, disse o deputado, antes de ressaltar as “dificuldades pela quais passa a democracia brasileira” e destacando que os “agentes políticos tem que dar o bom exemplo e devem respeitar quem pensa diferente”.

Após a fala de Sarto, iniciou-se o segundo painel, com o tema “Aperfeiçoamento para exercício da Legislatura”, que contou com  palestra do cientista político e doutor em Sociologia Cleyton Monte, que substituiu a jornalista e comentarista de política e economia Natuza Nery.

O terceiro painel, com o tema “A Motivação como elemento Intrínseco à Atuação do Parlamentar”, foi ministrado pelo doutor e livre-docente de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Clóvis de Barros. Outras atividades, derivadas do seminário, estão previstas para acontecer ainda nesta semana, como uma oficina com uma equipe do Senado Federal sobre a atualização do Regimento Interno da CMFor, prevista para a próxima sexta-feira (9).