Heitor Férrer acredita que, com seleção pública, profissionais não têm garantia que permanecerão nos cargos. Foto: ALECE.

O deputado estadual Heitor Férrer (SD) utilizou o tempo do primeiro expediente da Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (23), para criticar a seleção pública que o governo do estado fará para profissionais da saúde. Heitor cobrou que seja realizado concurso público. “Uma seleção pública é uma contratação temporária. Não existe segurança. Temos o desejo que tudo dê certo, mas não podemos começar na contramão. O certo é fazer concurso público para os profissionais da saúde. Precisamos cobrar o reconhecimento da categoria médica e cobrar ainda concursos e segurança no trabalho”, defendeu.

Heitor repercutiu matérias veiculadas em jornais cearenses que afirmam que o governo Camilo irá realizar seleção pública de cerca de 7 mil profissionais de saúde, já como medida válida pelo Plano de Modernização da Saúde (PMS), apresentado na última segunda-feira.

O deputado, que é médico, elogiou o secretário da saúde, Dr. Cabeto, que deve comparecer à Assembleia Legislativa na próxima semana para explicar melhor o PMS. “Estamos todos torcendo por melhorias e confiando no Dr. Cabeto, que é um excelente profissional. Porém, precisamos cobrar o reconhecimento da categoria médica e cobrar ainda concursos e segurança no trabalho”, afirmou.

O parlamentar disse que, mesmo sem garantia de contratação há longo prazo e, com profissionais médicos podendo receber do INSS apenas até o teto salarial (pouco menos de R$ 6 mil), acredita que a classe médica irá participar em peso dessa seleção pública, pois o salário deva ser um chamativo. No entanto, ressalta que este não é o modelo ideal de contratação. “O correto é tratar o médico como o promotor é tratado. Dando segurança de carreira, e não, fazendo uma contratação que pode resultar em demissão a qualquer momento”, explicou.

Heitor Férrer cobra realização de concurso público para a área da saúde; ouça: