Foto: Governo do Estado do Ceará.

O Governo do Ceará anunciou, na manhã desta segunda-feira (19), investimentos de R$ 600 milhões para a implantação da Plataforma de Modernização da Saúde (PMF), que são ações a serem implantadas até o ano de 2023 no Estado. Dentre elas, está a construção do Hospital Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que abrigará o novo Hospital César Cals. Segundo o governador Camilo Santana, o hospital sempre foi recebendo ‘puxadinhos’ ao longo dos anos e hoje não tem mais para onde crescer.

O PMF é um pacote de medidas que têm por objetivo melhorar o atendimento da população por parte da rede pública de saúde, tornando-o célere, mais humanizado e o promovendo investimento na qualificação profissional dos servidores que atuam na área da saúde. Além da construção do hospital universitário da UECE, o plano promete promover a interligação de toda a rede de saúde no Ceará, com a implantação do Registro Eletrônico de Saúde (RES); além da criação do Plano de Atenção Básica, por meio de pactuação com os municípios.

“Voltar o sistema de saúde para as pessoas”

Durante o evento de lançamento, que contou com uma série de autoridades, dentre deputados e prefeitos do Interior, o secretário de saúde, Dr. Cabeto, falou da intenção de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos cearenses. “Há uma ideia filosófica muito clara de voltar o sistema de saúde para as pessoas nos seus mais diferentes aspectos. Não existiria saúde se não houvesse a história do sofrimento, por isso que se faz necessário desenvolver uma série de habilidades que são fundamentais para o exercício da saúde dentre elas trabalharmos em conjunto”, explicou.

Ceará como referência nacional

Para o governador Camilo Santana, as medidas têm a intenção de melhorar a percepção da população quanto à qualidade do serviço quando procuram atendimento. “O grande objetivo é acolher bem as pessoas, é que o cidadão e a cidadã cearense, que a grande maioria utiliza o sistema público do saúde, que seja bem recebido, bem atendido, bem acompanhado, não ter demora em uma fila de espera para o atendimento”, disse. “Esperamos que, em algum tempo, o Ceará torne-se referência nacional na questão da saúde, como se tornou na educação. Esse é o nosso desejo e é para isso que estamos trabalhando”, concluiu.

Para ele, a plataforma lançada faz parte de um processo de decentralização da saúde que vem sendo implantada nos últimos antes no Estado, já tendo sido iniciado com as policlínicas, UPAs e hospitais pólos no Interior.

Qualificação

O governador afirmou que algumas ações para promover a qualificação dos profissionais de saúde já estão sendo implantadas, juntamente com a Escola de Saúde Pública (ESP). Serão ofertadas novas vagas de residência médica e será aberta ainda uma seleção pública temporária para a saúde.

Para o secretário Cabeto, o objetivo é que os hospitais regionais atendam 85% da demanda da região, reduzindo distâncias e diminuindo a necessidade de grandes deslocamentos para a Capital. Será criado com plano de cargos e carreiras ‘justo e adequado’ para os profissionais de saúde, para incentivá-los a trabalharem em todos as localidades do estado.

Visando maior transparência, já está funcionando o IntegraSUS, uma plataforma virtual que possibilita o cidadão ter acesso aos índices de desempenho da saúde, com indicadores hospitalares e administrativo-financeiro.

Agência reguladora

Camilo Santana afirmou que irá enviar à Assembleia Legislativa uma mensagem em que cria um novo modelo de regulação da Saúde no Ceará. Será criada uma Agência Reguladora da Saúde para atuar tanto no setor público como privado. O evento desta manhã contou com uma representação empresarial do Estado do Ceará, prefeitos municipais, deputados federais e estaduais, exceção da presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputada Silvana Oliveira, além de servidores públicos.